Poema de Augusto de Campos declamado por Caetano Veloso

“O Pulsar”, poema de Augusto Campos, é declamado (em forma de música) por Caetano Veloso num curta-metragem. O mesmo fora apresentado na galeria Luciana Brito.

Poema de Augusto de Campos declamado por Caetano Veloso

Esse vídeo contou com pouco mais de um minuto de duração e mostra ao fundo o poema com algumas vogais substituídas por estrelas. O poema fora escrito em 1975 e é um dos mais famosos do poeta e tradutor brasileiro nascido em São Paulo.

O curta foi exibido pela galeria na última sexta-feira (dia 29 de maio). E é contado que esse encontro entre o poema de Augusto e a declamação musical de Caetano celebra um relacionamento antigo entre os dois, o qual é contado num texto do professor Charles Perrone.

A primeira vez que os dois se encontraram foi no ano de 1968 após o III Festival Internacional da Canção. Tanto Caetano quanto Augusto atuavam cada um em sua área, sendo que ambos tinham um mesmo objetivo: revolucionar a cultura e repensar a função das palavras.

Para o poema Caetano compõe uma melodia seguindo a métrica da letra e o resultado pode ser visto no site da galeria Luciana Brito acessando o seguinte link: “O Pulsar” – um poema de Augusto campos declamado por Caetano Veloso.

Foi no ano de 1975 que o poema de Augusto fora musicado pelo cantor e compositor Caetano Veloso. Mas apenas em 1984 ele foi editado em vídeo.

 

Sobre Augusto de Campos

O poeta, tradutor, crítico musical e ensaísta Augusto de Campos é um dos expoentes da poesia concreta no Brasil, ao lado do seu irmão, o também poeta e tradutor, Haroldo de Campos e do ensaísta, poeta e ator Décio Pignatari.

Augusto participou da primeira Exposição Nacional de Arte Concreta no MAM/SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo).

Ele, que formou-se em Direito na Faculdade do Lago de São Francisco, publicou seus primeiros poemas na Revista Brasileira de Poesia em 1949. E o seu primeiro livro publicado foi “O Rei Menos o Reino (1951).

Comentários1

Enviar comentário