Hoje depois de algum tempo, senti necessidade de escrever. Sem nenhum texto novo por meses, de repente veio a fome de palavras, de poesia, de desenhar um pouco de sentimento em forma de texto.
Mas sem um tema pronto para escrever, resolvi discorrer simplesmente sobre(viver). Viver é um vício, deveras difícil, viver é ofício, sacrifício, sei lá, eu quero mesmo é sobreviver, até dispenso compreender.
Se viver fosse fácil, não haveria poesia, a vida seria apenas um roteiro preenchido entre o nascer e o morrer, sem emoções, sem sonhos, sem sentido para sobreviver.
Se viver fosse leve, a vida seria tão breve, sem as quedas, decepções e cada uma das lições que a vida insiste em nos oferecer. Vida leve, sem graça, vida que passa e deixamos de aprender.
Se a vida fosse apenas florida, sem o deserto da solidão, sem os ventos que nos levam ao chão, seria uma vida sem estações, sem o calor do verão, o sabor do inverno, e a beleza que nos traz o outono com suas folhas no chão. A primavera não teria tanto sentido, seria um mundo florido, mas um mundo sem emoção.
Se a vida fosse um silêncio absoluto, sem gritos, sem choro e até palavrão, a vida seria um vácuo, sem música, sem dança, sem nenhuma percepção. A vida precisa de som, por vezes soluços, relâmpagos, trovões, a vida é um grito em cada garganta, vida que pulsa, que canta, que alegra os corações.
Se a vida fosse, sei lá, um pedaço de madeira perdida, um peixe perdido no mar, um passarinho a voar, se a vida fosse apenas recitar, ah que bom seria, eu viveria de poesia, sobre o céu, sobre o mar, sobre(viver) e deixar a vida me levar.
Jose Fernando Pinto
- Autor: Jose Fernando Pinto ( Offline)
- Publicado: 23 de novembro de 2020 09:39
- Categoria: Amor
- Visualizações: 33
- Usuários favoritos deste poema: Shmuel
Comentários8
Parabéns José Fernando. Bela crônica poética. Um abraço.
Gratidão Helio Valim! Grande abraço!
Muito obrigada pela partilha, muito lindo texto, gratidão pela partilha...
Gratidão Neiva! 🙂
Caro Fernando, líndimo texto!
Musical! Eu encontrei nas suas letras uma verdadeira canção de vida...
Abraço, poeta
Gratidão meu amigo! Confesso a você que ainda tenho dificuldades em colocar a poesia em textos curtos, rsrs. Tenho exercitado bastante com os vídeos do instagran, mas não é fácil ser sucinto! Obrigado pelas palavras, grande abraço!
Sou nova neste espaço, assim como em mostrar algo que escrevo.
Gostei demais de como você escreve.
Muito inspirador.
Parabéns
Gratidão Claudia! Eu também acabei de chegar por aqui, mas adoro mostrar meus rabiscos, rsrs! Te convido a conhecer meu perfil no instagran, lá em posto vídeos declamando! Grande abraço!
Sua poesia é belissima, e sua escrita encanta, Fernado. Gratidão! Bom fim de samana!
Querida Neiva, gratidão pelas palavras, é um presente pra mim, grande abraço!
Que poesia linda! Fiquei encantado ao ouvir a declamacão de Ema Machado.
Bom dia aí poeta Jose Fernando.
Gratidão amigo Shimuel! Grande abraço!
Realmente, como disse o Shimul, a gente se encanta com tão bela poesia, um primor de escrita, amigo José Fernando.
A declamação de Ema ficou demais!
Tenha uma excelente semana, meu abraço!
Gratidão querida Edla, grande abraço!
Encantador seu poema, e ficou muito lindo ,declamado por nossa querida Ema!
Parabéns aos dois!
Boa noite amigo, colibri, José Fernando!
Gratidão querida Geralda, um dos meus delírios poéticos, rsrs! Grande abraço!
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.