A DANÇA DA SAUDADE

Sezar Kosta

Saudade é um rio que corre profundo,

Mistura de dor e amor, um laço fecundo.

É a brisa que sussurra histórias passadas,

Um abraço invisível nas noites caladas.

 

Ela chega sem aviso, um toque suave,

Desperta memórias, como maré que invade.

Cada lembrança é uma estrela que brilha,

No céu do coração, onde o tempo se aninha.

 

É na dor que a saudade refina,

Lapida memórias, deixa a alma divina.

Purifica o amor, como fogo que arde,

Transforma em sagrado o que antes era alarde.

 

Aceitar sua presença é um ato de coragem,

Desnudar o coração, viver a viagem.

Cantar suas notas, dançar sua melodia,

Abraçar a saudade com plena alegria.

 

É uma força que não se pode domar,

Um vento que sopra, impossível calar.

Mas ao entregar-se sem hesitação,

Encontramos paz dentro da transformação.

 

A saudade, então, se torna gratidão,

Celebra o amor que molda o coração.

E ao final, somos mais inteiros,

Nutridos de amor, de sonhos verdadeiros.

  • Autor: Sezar Kosta (Offline Offline)
  • Publicado: 26 de agosto de 2024 09:41
  • Comentário do autor sobre o poema: Oi pessoal! Escrevi “A DANÇA DA SAUDADE” para capturar como a saudade é esse rio profundo que mistura dor e amor. É como uma brisa leve que traz memórias e faz a alma dançar. Se eu te contei isso, foi porque minha inspiração veio de um passeio no tempo, onde a saudade foi minha parceira de dança. Gostou? Deixe um comentário e me conte como você sente essa dança da saudade!
  • Categoria: Não classificado
  • Visualizações: 19
  • Usuários favoritos deste poema: Nelson de Medeiros
Comentários +

Comentários4

  • Rosangela Rodrigues de Oliveira

    A saudade é bom, sinal que aquele momento foi importante, quem não sente saudades de nada, sinal que não apreciou aquele momento só arrastou a parte difícil não fez do limão uma limonada. Belo poema poeta. Bom dia.

    • Sezar Kosta

      Ah, a saudade é realmente uma artista caprichosa, não é? Ela planta sementes no nosso coração e depois nos surpreende com flores inesperadas. Seu comentário foi como uma gota de água fresquinha que fez essas flores crescerem ainda mais vibrantes. Muito obrigado por suas palavras gentis e por embarcar nessa jornada reflexiva comigo. Sua apreciação é o sol que ilumina a estrada da saudade e transforma a dor em beleza.
      Com carinho, Sezar Kosta

    • Sergio Neves

      SERGIO NEVES - ...é, a saudade é um "bichinho" que vez ou outra vem nos cutucar nos alertando para que possamos ter uma visão mais geral da vida...,...além dos sentimentos de lembranças que nos atingem, ela engloba toda uma gama de ensinamentos na medida em que, nos remetendo às experiências mil tidas em circunstâncias passadas, nos possibilita podermos ter um apanhado mais geral de como, verdadeiramente, a vida vai se fazendo, vai se transformando...,...se bem que englobar essas todas experiências que nos são expostas no "pacote" saudade e as aproveitarmos como ensinamentos não nos é comum, nao...,...nessa "coisa" toda o sentido que sempre nos "pega" com mais contundência é aquele que em direção ao "onírico" nos remete -podemos dizer assim... / ...enfim, a saudade é uma "ferramenta" da alma usada para nos dar umas "sacudidelas" em determinadas ocasiões ... // ...quanto ao teu escrito, dizer o que sem ser repetitivo? ...bom, vá lá: ...de uma poética de se admirar! ...é sempre bom te ler! // ...ah! ...existe uma definição de "saudade" que eu acho bastante "porreta": -"...saudade, lembrança de um passado que ainda não passou..." // (PS - ...há, dentre os meus poucos escritos aqui publicados, dois que dizem sobre o tema: ...- "Saudades Singelas" e "Inoportuna Saudade"...,...se quizeres dê uma olhadinha por lá,...eu deixo (rsrs)...) // (..."falei" pra caramba!) /// Abçs.

      • Sezar Kosta

        Com certeza darei uma olhadinha lá nos seus poemas meu conterrâneo... Você navegou pelas profundezas da saudade e, ao chegar ao final, deixou um rastro de brilho com seu comentário. É como se você tivesse jogado um pouco de pó de fada nas flores da saudade que cultivei com tanto carinho. Seu elogio foi uma dádiva e uma bela lembrança de que, às vezes, as palavras têm o poder de transformar até mesmo o mais melancólico dos sentimentos em algo realmente especial.
        Com gratidão, Sezar Kosta

      • Lilian Fátima

        A saudade inspira e comove muitos leitores e poetas com essa grande sensibilidade como a tua. Genuína e esmerada composição no tema. Saudações Poéticas?

        • Sezar Kosta

          Se a saudade é uma flor que cresce em meio à dor e ao amor, seu comentário foi o orvalho matinal que fez essa flor brilhar ainda mais. Seu elogio trouxe uma nova perspectiva e um caloroso abraço ao meu poema, como se estivéssemos dando as boas-vindas à primavera após um longo inverno. Agradeço profundamente por compartilhar esse momento poético comigo e por fazer a saudade ainda mais encantadora.
          Com sincero agradecimento, Sezar Kosta

        • Nelson de Medeiros

          Pois é, Mestre. Só sente saudades que viveu a vida....
          1ab

          • Sezar Kosta

            Parece que a saudade encontrou um novo amigo na forma do seu comentário. Suas palavras foram como uma brisa suave que passou por essas reflexões e trouxe um pouco mais de luz à minhas metáforas da dança, somente quem já dançou conhece os passos desta dança da saudade. Fico imensamente grato por você ter desbravado essas ideias comigo e por oferecer um elogio tão generoso. Saiba que, assim como a saudade, sua gentileza tem o poder de transformar e iluminar!
            Com um abraço poético, Sezar Kosta



          Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.