CAUSA E EFEITO
Tudo na vida tem seu tempo certo para se transformar. Nada morre de verdade, como já disse bem um sábio químico francês. Até ela, a própria vida, se transforma no momento aprazado, geralmente quando menos se espera...
Porém, isto não significa, jamais, que vivemos neste mundo num determinismo totalmente imperioso, qual vivêssemos num jogo de cartas marcadas. Não somos marionetes manipuladas por cordéis nas mãos de um titeriteiro.
É verdade que temos, tais como os dados, alguns pontos marcados, que são pré-determinados por uma Lei Natural, e, pelos quais já passamos, outros que chegamos neste exato momento e mais outros que, sem dúvida, haveremos de atingir, ainda.
Mas, são apenas situações cujo desenrolar dependeram, dependem e dependerão de nosso livre arbítrio para o desfecho que lhes demos, vamos dar ou daremos lá na frente.
Tais situações se entrelaçam no tempo, de forma que daquelas que já vivenciamos e sobre as quais decidimos o modus operandi e o modus vivendi, estão a influenciar diretamente o que vivenciamos agora. São os frutos que colhemos hoje, das árvores que plantamos ontem.
Por lógica e razão, da mesma forma que o modo como lidamos- por atos e pensamentos – com situações do agora e como estamos fazendo para superá-las, sem qualquer dúvida, irá determinar a facilidade ou a dificuldade que teremos para as outras que virão amanhã, pois que a vida é um sem fim de idas e vindas, de ontens, hojes e amanhãs.
Tudo isso e apenas a Lei Universal da Causa e Efeito...
Nelson de Medeiros.
- Autor: Nelson de Medeiros ( Offline)
- Publicado: 3 de julho de 2020 09:15
- Comentário do autor sobre o poema: Refletindo sobre a vida e porque estamos neste mundo...
- Categoria: Não classificado
- Visualizações: 30
- Usuários favoritos deste poema: Admilson Nascimento Santana, O Poeta da vida
Comentários6
Causa e Efeito... Lei natural que é a essência da Justiça!
Somos o exato resultado das nossas escolhas, dos caminhos que percorremos até chegar aqui, com toda a bagagem das experiências que nos proporciona o nosso agora individual... Eu chamo essa circunstância presente de carma, o resultado da equação dessa lei de causa e efeito, que nos abre leque para outras escolhas através do livre arbítrio para a continuidade da nossa jornada... Sua reflexão é muito válida e interessante!
Abraço
Obrigado meu amigo. A Lei Natural prevalece queira-se ou não....
1 ab
É amigo a vida é um livro de sabedoria! Parabéns.
Uma escola companheiro, uma escola.
1 ab
Bem Reflexivo sua mensagem poética (Poeta)! ! Cada um Ser (Na minha Opinião), tem seu porque de estar aqui (Acredito no Si Cuidar e Cuidar), não importa onde esteja e vá (Agora EU pessoalmente) Nunca tive Livre Arbítrio não o cacete do Universo me conduz ! rsrsrsrsrsr Paz e Bem Poeta !
Parabéns pela reflexão. Rica de idas e volta, encontro e desencontro que levam sempre ao aprendizado, ao enriquecimento e crescimento do próprio Ser.
O universo segue em um ritmo em escala ascendente . A Lei que rege tudo que há nele é perfeita.
Aquele que fere essa Lei, obrigatoriamente um dia há de corrigir,mesmo a contra gosta, até que se faça o aprendizado e possa assim seguir o ritmo evolucional a que é proposto.
Obrigado mesmo amigo poeta.
Sempre bom ouvir comentários que incentiva,
1 ab
Belo texto. Parabéns.
Grato, poeta.
1 ab
Bela reflexão, a vida em sua trajetória de idas e vindas...
Valeu menina poeta. Um abraço
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.