CAUSA E EFEITO
Tudo na vida tem seu tempo certo para se transformar. Nada morre de verdade, como já disse bem um sábio químico francês. Até ela, a própria vida, se transforma no momento aprazado, geralmente quando menos se espera...
Porém, isto não significa, jamais, que vivemos neste mundo num determinismo totalmente imperioso, qual vivêssemos num jogo de cartas marcadas. Não somos marionetes manipuladas por cordéis nas mãos de um titeriteiro.
É verdade que temos, tais como os dados, alguns pontos marcados, que são pré-determinados por uma Lei Natural, e, pelos quais já passamos, outros que chegamos neste exato momento e mais outros que, sem dúvida, haveremos de atingir, ainda.
Mas, são apenas situações cujo desenrolar dependeram, dependem e dependerão de nosso livre arbítrio para o desfecho que lhes demos, vamos dar ou daremos lá na frente.
Tais situações se entrelaçam no tempo, de forma que daquelas que já vivenciamos e sobre as quais decidimos o modus operandi e o modus vivendi, estão a influenciar diretamente o que vivenciamos agora. São os frutos que colhemos hoje, das árvores que plantamos ontem.
Por lógica e razão, da mesma forma que o modo como lidamos- por atos e pensamentos – com situações do agora e como estamos fazendo para superá-las, sem qualquer dúvida, irá determinar a facilidade ou a dificuldade que teremos para as outras que virão amanhã, pois que a vida é um sem fim de idas e vindas, de ontens, hojes e amanhãs.
Tudo isso e apenas a Lei Universal da Causa e Efeito...
Nelson de Medeiros.