Nelson de Medeiros

ANOTAÇÕES

ANOTAÇÕES

                        Ah! Orgulho e Ciúme. Dupla que produz as maiores catástrofes na alma humana!  O orgulhoso se acha tão superior, tão acima dos outros que se torna tirano e humilha.

                        É simplesmente por orgulho ferido que não aceitamos estar em condições inferiores aos outros, e, por ele nos submetemos a ações indignas, buscando sempre aquilo que não podemos ter a qualquer custo. O poder, a conquista dele, títulos que não merecemos e bens materiais aos quais não fazemos jus. O orgulhoso, embora inconscientemente e sem mesmo o querer sente-se maior do que Deus.

                         Assim, de vida em vida, ele, renitente, vai infringindo a Lei Maior de amor e justiça comprometendo indefinidamente sua escalada para o norte e para o alto em busca da Luz e da Eternidade.

                        O ciúme, a seu turno é impulso egoístico, beira a irracionalidade às vezes. O ciumento pretende sempre ter a posse daquilo que ele entende ser somente seu, seja bem material ou não. Na convivência a dois, o ciúme nada tem a ver com amor, pois que o indivíduo com tal sentimento é inseguro, torna-se desumano, e, se lhe passa pela mente que vão lhe tirar aquilo ou quem ele ama, perde a noção da realidade e volta às suas origens pré-históricas por um momento.

Nelson de Medeiros

                        Cachoeiro de Itapemirim, ES, 08/01/2021

  • Autor: Nelson de Medeiros (Offline Offline)
  • Publicado: 9 de Janeiro de 2022 08:31
  • Comentário do autor sobre o poema: De \\\"Meu Caderno de Anotações\\\", desde 1980.
  • Categoria: Reflexão
  • Visualizações: 54

Comentários4

  • Elfrans Silva

    Ciume doentio é um parasita na alma. E o pior é que faz isso mesmo, tira aquilo ou quem mais a gente ama. Mandou bem nestas anotações, amigo poeta Nelson. Bom domingo, ótima semana

  • Maria dorta

    Reflexões bem pertinentes e oportunas,cheias de sabedoria. Aplausos! Em prosa ou em verso,esse Nelson é um arraso!

  • Claudia Casagrande

    Exatamente.
    Eita que esta duplinha do mal te inspirou um importantíssimo e muito bem escrito texto para o bem.
    Gratidão pelos ensinamentos.l
    grande abraço

  • Anny

    São dois sentimentos que em excesso traz muita dor. Todo excesso é pernicioso! Texto muito oportuno. Obrigada pela partilha! Uma feliz semana, muita inspiração!



Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.