Nelson de Medeiros

MÁQUINA DO TEMPO

MÁQUINA DO TEMPO

 

                        Não creio que tudo na vida seja predeterminado; não mesmo. Apenas certos acontecimentos que marcam períodos importantes de nossa existência já vieram conosco de onde viemos.  

                        Acredito, sim, em tendências. Nossos atos é que determinam as tendências do nosso destino quando estes acontecimentos ocorrem. É que eles trazem consigo uma gama de insatisfações, de dores, de incompreensões, de amarguras, intolerâncias, frustações etc., que são os carmas descritos pelos budistas e hinduístas.

                        Tendências são quase pré-escolhas, pré-decisões de nossa consciência, do nosso livre arbítrio. Elas também vêm conosco e afloram, diuturnamente, em nossa mente. São impressões que marcaram, um dia,  nossa  derrocada moral e se repetem no dia de hoje, como uma prova a desafiar a nossa capacidade de aprendizagem pelo dor já sofrida.

                         Nosso “destino”, então, que é traçado por nós mesmos, pode ser relativamente mudado a partir do momento em que escolhemos, tomamos uma decisão e a colocamos em prática.

                        A vida pode ser comparada a uma viagem com vias bifurcadas e rodovias vicinais, mas cujo destino é certo e imutável: O progresso moral e intelectual da alma, adquirido através de inúmeros percursos.  Cada estrada escolhida e percorrida por nossa vontade apresenta uma tendência mais ou menos inevitável que, realizada,  atrasará ou adiantará nossa chegada.

                        Tudo contribui, nesta escolha, para isto. A maneira que a percorremos, as atitudes que tomamos em relação aos outros neste percurso, e, principalmente os meios que empregamos para atingir o objetivo escolhido.

                        A vida, queiramos ou não, funciona assim, desde sempre: Somos livres; escolhemos o que queremos, colhemos o que plantamos. Não somos robôs fabricados com programas de vida adredemente traçados. Se assim fosse nenhum mérito teria o bem que praticamos e nem os erros que cometemos e que resultam em prejuízo do próximo ou de nós mesmos, seriam condenáveis. Não vivemos ao léu, como folhas secas ao sabor da brisa.

                        Nossas leis civis e criminais são, todas, arremedos da Lei pré-existente, imutável. A Lei Natural que nada mais é do que o passado revivido no presente, nos alertando para o futuro que nosso livre arbítrio pode melhorar.

                        Nossa consciência é a verdadeira e única máquina do tempo que nos transporta pelas dobras do infinito.

                        Nelson de Medeiros

                        17/12/2021

 

  • Autor: Nelson de Medeiros (Offline Offline)
  • Publicado: 18 de Dezembro de 2021 08:57
  • Comentário do autor sobre o poema: Isto é tão somente um pensamento, nada além disso, sem intenção de travar debates filosóficos e idealistas ou contrariar a livre escolha.\r\n
  • Categoria: Espiritual
  • Visualizações: 50

Comentários6

  • SANTO VANDINHO

    Reflexão e bota Reflexão na mensagem poética ! "A Origem Criadora é uma verdadeira Máquina do Tempo e se existe Livre Arbítrio (Eu nunca tive e nunca vou ter) rsrsrsr Paz e Bem Poeta e um Feliz Ano Novo e Bom Natal

    • Nelson de Medeiros

      Rs. Tem sim, meu amigo. O simples fato de voce resolver comentar o texto é prova do seu livre arbítritrio. Poderia não comentar né mesmo?

      1 ab

    • LEIDE FREITAS

      Excelente reflexão. Nunca tinha pensado sobre esse prisma até mesmo por falta de conhecimento do assunto. Adorei saber mais um pouco Obrigada!

      • Nelson de Medeiros

        Pois é, poeta. Mas, tenha certeza de que é assim. Vivemos inúmeras vidas reparando em uma o mal que fizemos em outras mas, sempre aprendendo e evoluindo nossa alma para o objetivo de sua criação.

        1 abraço

      • Shmuel

        Sim, uma reflexão robusta sobre a nossa existência, um coletivo de fatos que o mestre expõe, e divaga com visível conhecimento e clareza narrativa.
        Abraços!

        • Nelson de Medeiros

          Bom dia poeta.
          É, umpensamento que trago desde o berço e que me ajuda a explicar com justiça e razão as diferenças que existem neste mundo, em todos os sentidos.
          1 abraço

        • Zaira Belintani

          Eu também acredito que uma força maior nos guia, e o objetivo de estarmos aqui é evoluímos sempre para frente e para o alto. Neste contexto, cada qual em seu tempo.
          Muito bem construída sua crônica!

          • Nelson de Medeiros

            Sem dúvida, poeta. E essa evolução depende exclusivamente de nós.
            1 ab

          • Elfrans Silva

            E a busca continua rsrs Lembro aqui, João Batista, quando aponta para alguém entre a multidão e diz: " Eis aí o Cordeiro de Deus". Do prisma humano se pode olhar segundo a visão de Pilatos: " Eis aí o homem". Prefiro crer nas palavras de João, pois sendo Ele o Caminho, a Verdade, e a Vida, o destino é o que Ele preparou, e não o fruto das minhas escolhas. Já está pré determinado o destino Nele, e só por Ele,segundo as Escrituras Sagradas. Aceitar essa verdade ou não, isso sim, pertence a mim. Quanto ao poema, belo trabalho, belo alinhamento de pensamentos. Abraços fraternos amigão. Bom domingo

            • Nelson de Medeiros

              Bom dia poeta.
              É isso ai. " Nascer, viver, morrer e renascer ainda, essa é a Lei"
              1ab

            • Anny

              Bela reflexão sobre a existência aqui na terra. Um belo domingo, com muita inspiração!

              • Nelson de Medeiros

                Bom dia poeta Anny
                Sua presença aqui é motivo de satisfação, sempre, sempre.
                1 abraço



              Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.