SORRISO

LEIDE FREITAS

SORRISO 

 

Quando algum insensato me pergunta

Por que motivo vivo assim sorrindo,

Digo apenas que o riso é bem-vindo

E meus lábios o ofertam quando quer 

Para adoçar o dia frio de alguém 

Que não sabe sequer da própria falta

E do quanto um sorriso lhe faz bem

 

O sorriso verdadeiro é um tesouro,

Claridade no céu de quem padece.

Essa riqueza infinda só pertence

A quem já emergiu de uma clausura

Onde o tempo ou o ego o aprisionou;

A quem o próprio pranto derramou 

E ultrapassou a noite mais escura.

 

A vida exige um constante equilíbrio

Apenas quem venceu as tempestades

Reconhece o valor do sol da tarde

Ou da aurora que outros não apreciam.

Quem já teve que erguer a própria sorte

E travar um combate contra a morte

Compreende o presente de estar vivo.

 

Consciente do valor que tudo custa

E por ter superado as minhas lutas,

Modifiquei minha forma de pensar 

E nada mais o sorriso me apagou 

Hoje entrego esse afeto de presente

Aqueles que caminham distraídos

E não conseguem notar o seu valor.

 

Leide Freitas 

 

  • Autor: LEIDE FREITAS (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 27 de novembro de 2021 20:44
  • Comentário do autor sobre o poema: Sorrir é divino, enriquece quem recebe e não empobrece quem o dá...
  • Categoria: Reflexão
  • Visualizações: 18
  • Usuários favoritos deste poema: Shmuel
  • Em coleções: REFLEXÕES.
Comentários +

Comentários6

  • Nelson de Medeiros

    Boa noite, poeta Leide.
    Muito bem feito o teu poema.
    1 ab

    • LEIDE FREITAS

      Obrigada por teu olhar sob meu poeminha.
      Desejo um excelente domingo.

    • Edla Marinho

      Minha querida Leide, que bela construção poética!
      Que mensagem linda, o sorriso é um presente e acaricia quem o recebe.
      Grata por nos apresentar tão belo sorriso.
      Excelente noite e um domingo abençoado!

      • LEIDE FREITAS

        Obrigada! Muito feliz por tua opinião.
        Alguém que escreve como você tem o dom divino da criação. Excelente domingo.

      • Shmuel

        Um poema envolto de sensibilidade e sábio. Que bom poder ler e apreciar versos tão bem construídos.
        Bom dia Leide Freitas!



        • LEIDE FREITAS

          Obrigada por teu olhar sensível sob meu poeminha. Desejo um excelente domingo.

        • Anny

          Que belo, emocionante poema! Verdade, o sorriso aquece a alma. Parabéns por toda composição! Um feliz domingo, cheio de belos sorrisos e muita inspiração.

          • LEIDE FREITAS

            Obrigada cara poeta por teu olhar.
            Grata por tua opinião.
            Um excelente domingo.

          • elfrans silva

            Verdade, poeta amiga. Sorrir não faz mal a ninguém; mas sorrir com vontade faz bem à gente e à outros também.
            Bom domingo. Abraços

          • LEIDE FREITAS

            Obrigada! Desejo um excelente domingo.



          Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.