SORRISO
Quando algum insensato me pergunta
Por que motivo vivo assim sorrindo,
Digo apenas que o riso é bem-vindo
E meus lábios o ofertam quando quer
Para adoçar o dia frio de alguém
Que não sabe sequer da própria falta
E do quanto um sorriso lhe faz bem
O sorriso verdadeiro é um tesouro,
Claridade no céu de quem padece.
Essa riqueza infinda só pertence
A quem já emergiu de uma clausura
Onde o tempo ou o ego o aprisionou;
A quem o próprio pranto derramou
E ultrapassou a noite mais escura.
A vida exige um constante equilíbrio
Apenas quem venceu as tempestades
Reconhece o valor do sol da tarde
Ou da aurora que outros não apreciam.
Quem já teve que erguer a própria sorte
E travar um combate contra a morte
Compreende o presente de estar vivo.
Consciente do valor que tudo custa
E por ter superado as minhas lutas,
Modifiquei minha forma de pensar
E nada mais o sorriso me apagou
Hoje entrego esse afeto de presente
Aqueles que caminham distraídos
E não conseguem notar o seu valor.
Leide Freitas