ARQUEOLOGIA DE MIM
Vi, na distância do tempo, se perder,
desfazer-se uma imagem humana.
Meus olhos não conseguiam fixar
a exata nitidez do seu contorno;
Era apenas um rastro indefinido.
Uma presença suspensa no vácuo,
que caminhava sem rumo e sem norte,
estranha ao próprio chão que pisava,
envolta em névoa espessa e fria
aquela silhueta movia-se devagar.
Sussurrava segredos ao Zéfiro,
mas não ouvi suas palavras precisas;
apenas decifrei o peso em meu ser.
Era uma jovem andarilha, sem pátria,
que buscava uma fresta de fuga.
Vivia presa no desenho oscilante
de um labirinto feito de espelhos.
Tantas entradas e falsos becos
tornavam os seus dias extenuantes,
um eterno retorno ao ponto de partida.
Foi quando a névoa de súbito cedeu:
reconheci a cadência daquele andar,
o tom da voz que insistia em ecoar,
o jeito exato de agitar os braços.
A estranha refletida no vácuo, era eu.
Era um pedaço da minha história,
parte da essência esquecida
nos corredores frios do inverno;
Alguém que não sabia voltar para casa,
estava exilada na própria ausência.
Recolhi meus fragmentos dispersos,
rompi os muros daquela penumbra,
emergi inteira e absoluta para a vida.
banhada pela lucidez da luz solar,
a alma, enfim, reaprendeu a respirar.
Leide Freitas
-
Autor:
LEIDE FREITAS (Pseudónimo (
Offline) - Publicado: 24 de novembro de 2021 15:12
- Categoria: Reflexão
- Visualizações: 28
- Em coleções: PESSOAL, SURREALISTAS.

Offline)
Comentários6
Que lindo! Versos de sabedoria, na conversação com a consciência.
Parabéns, amiga.
Boa tarde.
Obrigada por opinar sobre meu poeminha. Fico realmente feliz por sua opinião. Boa noite!
Um poema forte que dialoga, com o tempo, e no que nele ficou retido.
Que bom que deu a volta por cima, cara poeta, Leide Freitas!
Obrigada por teu olhar. Fico realmente feliz. Boa noite!
Muito profunda essa poesia! Uma volta por cima da melhor maneira possível. Parabéns! Um bom descanso, com muita inspiração!
Obrigada por teu olhar sensível. Boa noite!
Muito bonito, Leide!
Parabéns, poetisa!
Abraço
És muito gentil. Deus poemas são ótimos. Bom dia!?
Bom dia, Leide.
Uma historia muito interessante versada num casto português.
Versos cadenciados em strofes montadas com estilo e sabedoria.
abração pra ti.
Obrigada! Vindo de um mestre dos sonetos é um elogio e tanto. Desejo um excelente dia.
Dar a volta por cima, andar errante e se encontrar...
Olhar pra tudo e ver que aprendeu e levantou melhor...
Muito bom, Leide!
Meu abraço.
Obrigada cara poeta. Desejo uma excelente noite.
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.