Eu envelheço um dia a cada dia. A cada dia que acordo, eu já não sou o mesmo de ontem, já não tenho o tempo de ontem, porque envelheci, por que é assim que eu vivo desde que eu nasci. Eu vivo o presente, o passado passou, e somente lembranças restaram.
Eu envelheço um dia a cada dia. A cada dia ameno, a cada dia sereno ou a cada dia que perco a batalha contra o desânimo. Quando sou vencido pelo desânimo eu envelheço com maior velocidade. Eu envelheço um dia a cada dia, mas a cada dia eu luto para vencer a descrença para que ela não me vença e minha vida encontre o fim.
Eu envelheço um dia a cada dia. A cada dia que sorrio, ou a cada vazio que minha alma encontra. Eu envelheço, mas não pereço. Porque a cada dia que vivo e envelheço, encontro um novo começo, eu recomeço a viver, mesmo sabendo que dia após dia vou envelhecer.
Eu envelheço um dia a cada dia logo ao amanhecer, mesmo sem perceber que as rugas em minha face são marcas de um tempo vencido, um tempo vivido dia após dia. Sim, eu envelheço um dia a cada dia, mas eu também sou feliz todos os dias. Às vezes até pareço triste, mas minha alma resiste à tristeza, resiste e tem certeza que envelhecer é uma forma de agradecer ao universo a oportunidade de estar vivo.
Eu envelheço um dia a cada dia. A cada dia que amo, a cada dia que clamo uma chance de viver. Eu envelheço um dia a cada dia. A cada dia que sonho, a cada dia tristonho esperando o sol nascer.
Eu envelheço um dia a cada dia, mas envelheço feliz, porque quase tudo que quis eu consegui, mesmo sabendo que em todo este tempo, envelheci. Envelheço um dia a cada dia, e mesmo quando o fim do dia encontra o anoitecer, envelheço feliz, porque a lua e as estrelas eu anseio por receber.
Eu envelheço um dia a cada dia. Mas vou colhendo a sabedoria que somente envelhecendo vou aprender. Eu envelheço um dia a cada dia, mas valorizando cada segundo por estar vivo, cada minuto que sobrevivo buscando compreender. Compreender minha vida, que mesmo envelhecida, algumas vezes afligida, eu só tenho a agradecer!
Jose Fernando Pinto
- Autor: Jose Fernando Pinto ( Offline)
- Publicado: 10 de fevereiro de 2021 19:22
- Categoria: Amor
- Visualizações: 39
Comentários7
o importante é saber envelhecer !
Parabéns por nos ensinar, abraços.
É verdade meu amigo, eu também estou aprendendo diariamente, gratidão, grande abraço!
Na velhice estão as experiências, as renovações. O tempo é sábio, quando aprendemos o necessário, nos libertamos do perecível e seguimos nosso destino. Belo texto, amigo!
Gratidão querida Ema, grande abraço!
Confesso que não me sinto velha. Como alguém me disse também se sentir , concordo, hoje sinto-me mais jovem do que a trinta anos atrás.
Mas o inquestionável é que começamos a envelhecer quando nascemos. Preciso aprender a envelhecer sem ficar velha, talvez lendo várias vezes sua poesia eu consiga aprender.
Meu abraço!
Gratidão querida Edla, estamos todos aprendendo, grande abraço!
Belo e emblemático solilóquio sobre a passagem do tempo e o acúmulo dos dias vividos,a que alguns chamam " velhice". Amanhecerer vivo e vibrante cada dia com a cabeça cheia de planos é um prêmio. Ver o por do sol e a noite chegar...outro prêmio que ganhamos. Nasci velha,tive o peso do mundo nas costas...mas hoje,amanheço cada dia mais jovem, desbravadora de cada dia que na terra vivo,sonho,planejo,às vezes realizo e ouso fazer e acontecer. Não sinto o peso do tempo,uso ele a meu favor,sou livre como a libélula e enquanto puder, sugarei o o mel de cada dia,como os pássaros sugam as flores...adorei tuas palavras e a aceitacao tranquila da terceira idade! Chapéu!
Gratidão querida Maria Dorta, principalmente pelas palavras sempre gentis comigo, grande abraço!
José Fernando. Preciosa e lúcida meditação sobre a inexorável passagem do tempo.. Uma sóbria e feliz aceitação da vida, expressa em texto belíssimo. obrigada.
Gratidão querida Cecília, o grande poeta contemporâneo Arnaldo Antunes escreveu: "a coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer", e transforma em música de forma espetacular o texto envelhecer apontando as nuances que só descobriremos vivenciando o envelhecimento, que sigamos aprendendo com os dias e construindo poesias, grande abraço!
Envelhecer
Aprender
Compreender
Absorver
Não Reter
O segredo? A humildade de reconhecer.
Palmas pra ti, amigo.
Uma vez ,colibri, sempre...
Gratidão querida Lucita, sempre colibri, grande abraço!
Confesso que não me sinto velha. Como alguém me disse também se sentir , concordo, hoje sinto-me mais jovem do que a trinta anos atrás.
Mas o inquestionável é que começamos a envelhecer quando nascemos. Preciso aprender a envelhecer sem ficar velha, talvez lendo várias vezes sua poesia eu consiga aprender.
Meu abraço!
Gratidão querida Edla! Eu também estou aprendendo, grande abraço!
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.