A vida não cabe na balança,
não há colher de medida,
nem livro de receitas infalíveis.
O que há é a mão que mistura,
o doce e o amargo,
o sal que se perde, o tempero que falta.
Erramos, sim, e o erro é o fermento.
De colher em colher,
aprendemos que o gosto é feito no acaso,
que o prato mais belo
é o que nasce do improviso,
com suas falhas transformadas em encanto.
Há dias em que a receita se perde,
o forno não aquece,
a mesa permanece vazia.
Mas é na dor do amassar,
no calor do desafio,
que o pão se forma,
que o sabor renasce.
Ao fim, ao olhar o banquete da vida,
percebemos:
a perfeição nunca foi o prato,
mas o ato de cozinhar,
com os ingredientes do ser,
e a coragem de provar,
sem medo do erro,
sem receio de recomeçar.
-
Autor:
Sezar Kosta (
Offline)
- Publicado: 14 de março de 2025 14:02
- Comentário do autor sobre o poema: Às vezes, a vida nos pega de surpresa, como aquele prato que, no início, parecia ser só uma mistura de ingredientes estranhos, mas que, no fim, se revela uma deliciosa experiência. O poema ‘Os Ingredientes da Vida’ nasceu de um desses momentos, em que, entre erros e acertos, a magia da criação acontece. Aqui, o tempero está na coragem de ousar, de misturar e, claro, de aprender com os tropeços. Afinal, é o improviso que dá sabor à jornada, não é? Agora, quero saber: o que você achou dessa mistura toda? Deixe seu comentário e vamos trocar uma ideia sobre isso!
- Categoria: Não classificado
- Visualizações: 28
- Usuários favoritos deste poema: Sezar Kosta, Melancolia...
Comentários3
Nossa como sempre seus poemas tem tudo a ver com o sentimento de recomeçar. Tudo que precisamos após uma jornada difícil é recomeçar. Boa tarde poeta.
A vida não é algo exato. Não há receitas prontas ou medidas perfeitas. Tudo é uma mistura de momentos doces e amargos, de escolhas certas e erros inevitáveis. Errar faz parte do crescimento, e muitas vezes os melhores resultados vêm do acaso e do improviso.
Há dias difíceis, em que as coisas parecem não funcionar, mas é enfrentando esses desafios que nos fortalecemos. A vida não é sobre alcançar a perfeição, mas sobre viver o processo, aprender com os erros e recomeçar sempre que necessário.
Muito belo meu amigo.....
Temos que se apropriar de todos os ingredientes diariamente....Cada um com sua dose certa...
Abraços.
Gostei muito do que li, como sempre. Abraço,
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.