365 dias cheios acabam de passar. Das
lições aprendidas registro essa que cravo
no peito: você não pode ensinar um peixe a
voar, mas você pode escolher admirar as
ondas na sua barbatana. É assim que
planejo experimentar todo esse novo ano.
Sem muitos planos mirabolantes, apenas
desenvolver a ternura de viver o instante-já;
ser mais gentil comigo mesma e exteriorizar
esse sentimento; praticar cada dia mais a
frase que li há uns tempos atrás: "é gostoso
fazer jardinagem, não arquitetura.", sempre me
equilibrando, pois todo dia há uma nova página
em branco a ser apreciada, não só preenchida.
A restauração começa. O broto irá germinar.
-
Autor:
Hyun (em coreano significa: iluminado) (Pseudónimo (
Offline)
- Publicado: 31 de dezembro de 2024 19:41
- Comentário do autor sobre o poema: Desejo um feliz ano novo a todos os leitores desse site! Espero que o próximo ano seja de renovação para todos nós. Agradeço (do fundo do coração mesmo) aos que leem-me e tem o carinho de comentar as suas doces apreciações! Happy New Year!!!
- Categoria: Não classificado
- Visualizações: 21
- Usuários favoritos deste poema: Marcelo Eduardo de Oliveira
Comentários4
Muito me tocou essa passagem: "é gostoso fazer jardinagem, não arquitetura." A Poesia e a Filosofia são irmãs e você pertence à essa família! Feliz 2025!!
Essa frase também me tocou muito, vi num documentário sobre o cérebro uma frase similar, e depois escrevi a minha versão dela e guardei para depois usar.
Muito obrigada!! Feliz 2025!
Lindo ! Faço dos teus anseios os meus !
Feliz 2025.
Abraço querida amiga .
Feliz 2025!!
Que reflexão linda e profunda sobre as expectativas para 2025!
A metáfora do peixe é simplesmente brilhante! "Você não pode ensinar um peixe a voar, mas você pode escolher admirar as ondas na sua barbatana" - que maneira poética de falar sobre aceitar nossas naturezas e encontrar beleza em quem somos.
Adorei a comparação entre jardinagem e arquitetura! É uma forma tão sensível de dizer que nem tudo precisa ser rigidamente planejado - às vezes é melhor deixar as coisas crescerem organicamente.
A ideia de "apreciar" as páginas em branco, não apenas preenchê-las, é profundamente sábia. É como se você estivesse nos lembrando de que a vida não é só sobre fazer, mas também sobre ser.
E aquele final? "A restauração começa. O broto irá germinar." - que maneira poderosa de expressar esperança e renovação!
Parabéns de coração! Seu texto é como um manifesto gentil para um ano mais consciente e amoroso. Continue compartilhando essas reflexões que nos fazem pensar e sentir mais profundamente!
SERGIO NEVES - ...minha mui querida Letícia...,...uma mensagem com a tua cara! (...me perdoe pelo termo talvez um tanto quanto "chulo", mas "no frigir dos ovos" eu acho essencialmente pra lá de relevante...),...com o teu jeitinho "peculiar! de poetar ("peculiar" = cativante/admirável) nos traz palavras bastante reflexivas no sentido de que os "os pés no chão" devemos manter em nossas expectativas de vida, porém, sem nunca perdermos o otimismo e a esperança na realização de nossos sonhos (...no preenchimento dessas tais "páginas em branco"...) // ...também espero que esse ano novo que se inicia te seja de sublimes renovações...,... agradeço (do fundo do coração, mesmo) por poder ter tido até aqui o enorme prazer de ler e apreciar os teus doces (e encantados) escritos...,...Happy New Year!!! /// Mil carinhos a ti.
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.