Viver é experienciar
O único modo de se auto_ conhecer
Sem a experiência,não amadurecemos.
Amadurecer contudo, pode doer.
Você paga as penas do viver.
É um fado e um destino.
Mas não é um inútil sofrer
pois, através dele nos salvamos.
E,de quebra,evitamos endurecer.
Com a maturidade nos adoçamos
nos aceitamos e compreendemos o outro
Passamos a nos entender e nos auto_ perdoar.
Essa é a condição sine qua non
Para entender o próximo e a aceita_ lo.
O outro é meu espelho.
Lembre_ se disso antes de condena_ lo !
Maria Dorta 21-04_2024
- Autor: Maria dorta (Pseudónimo ( Offline)
- Publicado: 21 de abril de 2024 19:47
- Comentário do autor sobre o poema: Exercício poético.
- Categoria: Não classificado
- Visualizações: 122
- Usuários favoritos deste poema: Zayn Simões, Watafakovisk
Comentários11
Perfect...
Aplausos.
Welcome. Thanks for your feedback in my modest poema!
Excepcional
Esse elogio vindo de um poeta de seu calibre me faz cair no pecado venial da vaidade! Gratidão!
..
Agora sou eu que caio no pecado venial da vaidade. rsrs
Cara Poeta boa tarde, sempre que posso e entro nesse site, seu nome é um dos primeiros entre outros que procuro para saber se publicou algo novo. Creio que lemos poesia usando 99% de intuição e 1% de raciocínio, cada uma que leio tenho claro uma intuição diversa.
continuação...
quando li ,VER-SE NO ESPELHO, esqueci por alguns minutos que as palavras eram suas e não minhas,pois lendo os versos de tua poesia, eles não entravam, antes saiam de mim, tal a profundidade de tua poesia. Parabéns
Caro poeta Vinícios, suas palavras elogiosas são desafio para não ficar vaidosa rsrs. Sou grata por ter um leitor antenado,inteligente e sensível. Gratidão!
Se fato querida amiga!
Este olhar no espelho, quando olhamos pra nossa trajetória como se pudesse.os enxergar a nossa vida inteira através dos sinais do tempo nos nossos rostos e olhos e bocas.
É uma beleza maravilhosa quando entendemos que a vida é muito mais do que um mero passar de dias e horas e anos , nao é um amontoado de acontecimentos aleatórios.
A vida passa por nós e nos transforma e nos recria das nossas próprias experiência.
Viver é aceitar esta beleza sem contrangimentos e com muita aceitação e sabedora.
Parabéns por mais esta majestosa composição!!!
Caramba amigo! Deixou'_me quase em transe com tantas sábias palavras e com sua benevolencia , enriqueceu meus simples versos. Gratidão!
SERGIO NEVES - ...minha amiga...,...deste uma "volta" bem dada para referendar o "atire a primeira pedra quem...",...e é isso mesmo,...a vivência e a sua compreensão se dá pelo acúmulo de experiências, cabendo a cada um procurar ir se capacitando espiritualmente durante todo o processo de amadurecimento para que possa vir a ter todo esse dircenimento ao qual tu bem se refere nesse teu ótimo e reflexivo escrito (sem trocadilho -rsrs...) // ...gostei bastante de como colocaste no "papel" esse teu poético "ensinamento"... /// Meu carinho.
Meu jovem e sábio amigo. Gratidão por tuas colocações sobre meu modesto poema. Difícil mesmo é não ficar envaidecida por tuas palavras,certamente produto de um coração de ouro!
Amadurecer, aprender, crescer, viver...Dói todos os processos. Esse auto perdão é o que me liberta todos os dias. Linda mensagem. Um abraço querida.
Só agora,voltando de uma longa viagem,li tuas palavras que me enfeitaram de flores lindas,produto de uma bela alma e de um ser sensível e inteligente. Gratidão,querida!
Fica aqui, este teu importante recado, que a todos nós nos é dado; por Quem, muito bem sabe o que diz!!! ---
Mas, será que ainda andas por cá, Maravilhosa Poetisa? Eu estou amanhã, quinta-feira, 04-07-2024, na Danceteria da Amélia Amadora, NO QUARTEL DOS BOMBEIROS; na mesa 26! Que honra seria para mim e outros Poetas, contar com tua maravilhosa presença!!!...
Ah! Meu poeta portugues, que pena imensa não estar mais na Amadora( onde fiquei por alguns tempo,entre as viagens a outros países) lá estava eu em casa de minha filha( que já é cidadã portuguesa,por mérito de trabalho como Arquiteta). Voltei ao Brasil em 30 de junho passado. Na minha próxima viagem, te avisarei e quem sabe nos conheceremos ao vivo e em cores? Saúde e Paz!
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.