Letícia Alves

Qual é o seu sonho?



Às vezes o meu sonho é estar deitada e dormir;
Às vezes é caminhar na brisa leve sorrir.
Dias em que é ouvir música
sem dar lugar para a vida frenética
ou escrever desejos infinitos que não cabem no peito.

Não sei o que de fato há dentro de Tudo.
Muito menos o que cabe aqui.
Se pudesse só escreveria.
Escreveria por uma vida,
pela minha vida.

O avesso de todos, de Tudo.
Sonho com ser um caleidoscópio d'ouro.
Outro. Outro sonho.
E se eu fosse do tamanho dessa esquina?
Infinita que tão finita.
Ora, isso eu já sou!
E se eu...

Na verdade, o meu sonho não se encaixa.
Neste *Tudo, ele desen(caixa).
Sonho em ser o que não me pertence,
talvez por isso ame ler.
Não sei dizer. Só quero ser. 

*Tudo está se referindo ao mundo

  • Autor: Hyun (em coreano significa: iluminado/inteligente) (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 5 de Julho de 2023 18:53
  • Comentário do autor sobre o poema: Uma reflexão que começou com a indagação: Qual o seu sonho de mim para mim mesma? O que me move? Lembrei do discurso de Martin L. King: "I Have a Dream", de músicas que falam sobre a fenomenologia da palavra sonho... Qual o predicado que colocamos nela? Qual a característica do meu sonho? O que, de fato, é um sonho (real, ainda que apenas uma ilusão na mente) antes que eu possar me desdobrar sobre qual é o meu? Assim surgiu esse poema delirante de um desabafo constante da vida de muitos jovens como eu. Espero que não se identifique. Não sinta tantas dúvidas como eu. Caso sinta, espero que pelo menos sinta o consolo de saber que há outros casos como você e eu.
  • Categoria: Carta
  • Visualizações: 21

Comentários1

  • Sergio Neves

    SERGIO NEVES - ...minha querida Letícia,...podes acreditar que os meus comentários a ti são verdadeiros, não são simples "rasgação de seda", não...,...tu tens, sim, um "espírito" literato/poético bem acentuado...,...eu levo muito em conta a tua idade quando leio os teus escritos e os comento...,...e -até mesmo em decorrência disso- a conclusão a qual eu sempre chego é a de que escreves como "gente grande"...,...nesse "negócio" de poesia tu és de uma precocidade sem fim... / ...talvez eu nem precisaria "falar" mais nada depois dessa toda minha "explicação"...,...mas,...vou dizer umas palavrinhas mais: -...versaste sobre esses todos questionamentos quanto aos teus sonhos com uma profundidade super marcante...,...e com uma literariedade intelectualmente super prazerosa de se ler... (...aqui um parenteses: -...uma vez, há algum tempo, em escrevi num poema meu: -"...A gente vai sonhando / Sonhos. Sonhos certos, / Mas, de certo, sonhos / E sonhos não são certos / Sonhos!"...) // ...terminando esse meu longuíssimo comentário,...a "complementação" havida no teu "comentário do autor sobre o poema" é como sendo um fechamento com chave de ouro do escrito como um todo... // (PS - ...não consegui abrir a música para ouvir,...não sei qual é e nem como é,...mas,...mesmo assim: -...bela! (rsrs)... /// Meu carinho luso/asiática/brasileira menina.

    • Letícia Alves

      Muito obrigada, de coração.

      “A gente vai sonhando / Sonhos. Sonhos certos, / Mas, de certo, sonhos / E sonhos não são certos / Sonhos!” Qual o nome desse seu poema? Quero lê-lo!

      Obs: já endireitei o link do vídeo, não estava abrindo nem no meu celular. É uma música que me inspira a escrever poemas nesse tipo, como se fossem uma carta (salvo a expressão) de “eu pra eu”. Inclusive nem iria postar esse por estar muito “simples” (no sentido de só conter desabafos e mais nada) para um poema. Mas resolvi postar devido a uma amiga que me disse que se sentiu mais leve lendo isso. Depois, percebi que foi como um “tapinha nos ombros”, até mesmo para mim.

      Agradeço IMENSAMENTE pelo seu apoio em relação a minha ínfima escrita. Obrigada por ver que é de coração para outros corações.

      Abraços de luzes, caro Sergio.

      • Sergio Neves

        SERGIO NEVES - ...o poema eu ainda não postei, falta ainda alguns ajustes...,...tô um tanto quanto preguiçoso ultimamente... /// Meu carinho.

      • 2 comentários mais



      Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.