Maria dorta

Nos Idos Tempos

Poucos têm fé na espera, quimera.

Tantos laços desatados só revela

a passagem do tempo,desespera,

lutas,algumas vitórias, bonança.

Juventude gasta na luta diária.

E  a fé de vencer,conquistar sonhos...

Proibições,rédeas curtas às mulheres.

As donzelas tinham de ser impolutas.

Virgindade era a moeda de troca.

E a jovem saia do poder pa'trio, 

Para outro tipo de escravidão.

Inocente,se sujeitava ao ato,

dele pouco fruindo,mas fingia,

Depois ia sofrer cada ano,nos partos.

Sua juventude se esvaia cuidando, 

dos filhos,da casa,ao marido servindo.

Até que velhice chegava. Ó vida sem sentido!

Maria Dorta  14_01_2023

 

  • Autor: Maria dorta (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 14 de Janeiro de 2023 00:48
  • Comentário do autor sobre o poema: A realidade das mulheres tempos atrás mas, isso ainda hoje ocorre nos cafundós dos sertões nordestinos.Ningue'm se engane!
  • Categoria: Não classificado
  • Visualizações: 31
  • Usuário favorito deste poema: Vênus.

Comentários7

  • Vilmar Donizetti Pereira

    Parabéns pela sua bela reflexão! Que revela uma realidade onde algumas mulheres são subjugadas como escravas em pleno século 21, sem terem os seus direitos observados e resguardados. Bom dia, bom final de semana, um abraço!

    • Maria dorta

      Vivemos em dois "Brasis": um do século 21 ,outro do século 18 ou menos: há mulheres escravizadas nos rincoes atrazados e até mesmo nas favelas( ou comunidades,como se diz modernamente!),brancas,mulatas e negras vivendo nos tempos da senzala. Essa é a triste realidade. Gratidão pelo feedback gentil ao meu poema_ desabafo.

    • CORASSIS

      Não só nos cafundós nordestinos ,
      mas em toda parte , tem homens que são piores que animais !
      Abraços amiga Dorta

      • Maria dorta

        Triste verdade,amigo. Há homens até com graus de doutor ou mais que matam,batem e desrespeitam as mulheres por esse Brasil agora. Gratidão por tua interação.Abç

      • Maximiliano Skol

        Ô, querida Dorta, sempre rejeitei namorar com virgens. Nos States, eu perguntava: vc é virgem? Se o fosse eu rejeitava a companhia pra não perder o meu tempo do meu fim de semana. No entanto, fui perseguido por duas virgens, porque, lá, inexistia o tabu da virgindade. Convivi com mulheres que sempre foram de outrem. Só tenho dois filhos: um com 50 e uma com 17anos. Agora, minha Dorta, imagine a cultura Islâmica... Há gente insensata ainda no nosso tempo e, também,. no mundo ocidental. As mulheres são tão dignas do nosso louvor e da nossa paixão sentimental. Mas ainda se acham desligadas dos seus direitos humanos, como os de cidadania.
        Um beijo.

        • Maria dorta

          Você tem muita lucidez e inteligência social. Grata pela interação.

        • Arlindo@123

          Parabéns pela ponderação utilíssima e apropositada! Literariamente bem escrita e sentida! Parabéns poeta!

          • Maria dorta

            Gratidão pelo afago no meu ego poético rsrs.Abacos!

          • Vênus

            Que poesia incrível! É revoltante o quão injusto o mundo era (e ainda é) com as mulheres. A sociedade sempre tentando nos fazer bonecas de porcelana, perfeitas e intocáveis, sem nenhum defeito na aparência e no jeito, como se as moças fossem encomendadas pelos homens. E ainda há quem diga que nós mulheres, somos o sexo frágil.

            • Maria dorta

              Infelizmente,desde o começo dos tempos,as mulheres viviam sempre caladas,sob os pés do pai,do marido ou de outro homem. Submissas,sofriam caladas. Hoje pelo menos a sociedade está mais atenta e procura protege_ Las mas, ainda para algumas,não chega socorro em tempo e...são brutalmente mortas ou desfigurado. Triste realidade a nossa! Gratidão pela tua interação

            • Antonio Olivio

              Belo poema , que fala deste Brasil tão vasto de insanidades e que ainda nos nossos tempos existem coisas como estas. Aqui em MG também, meninas eram casadas aos 11 , 12 e ... com homens de 30 ,40 ,50 coisas terríveis e ainda tem gente saudosista que acha que no passado tudo era Melhor.
              Vamos evoluindo as leis e o próprio comportamento mas ainda há muoto o que fazer para melhorar a nossa civilização.
              Obrigado por nos brindar com a sua genericamente e inteligência poética!

              .

              • Maria dorta

                Tudo verdade. Era produção de filhos em série e quando eram mulheres casavam com quem o pai determinava. Mulher era passada da mão do pai,( ou da família) para cumprir sua sina de reprodutora, mulher de cama e mesa. Sem nenhum direito. Ainda hoje nos interiores longínquos de norte a sul,essa lei ainda vigora para tristeza nossa. Tanta coisa ainda a melhorar por aqui nos rincoes deste país " pátria gentil"?! Gratidão por tua interação inteligente!

              • DAN GUSTAVO

                Nossas 'mulheres de Atenas'... 'Atenas é aqui'...! Que seu lindo poema sirva de 'voz' para elas! Um bom dia e lindo domingo, Dorta!



              Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.