O/ ven/to/ so/pra/ far/fa/lhan/do às/ fo/lhas - a
Mo/ve o /pe/dún/cu/lo/ pro/te/çao à/ flor – b
Co/ra/cão/ ti/ra/ sus/pi/ros/ de a/mor -b
No/ cin/ti/lar/ dos/ ven/tos/ sem/ es/co/lha - a
O/ ven/to/ que/ so/pra/ pe/lo u/ni/ver/so - a
Le/va on/das/ de/ ma/re/sia/ so/bre o/ mar – b
São/ bru/mas/ que/ fa/ti/gam/ nos/so o/lhar - b
Num/ fu/gi/dio/ sen/ti/men/to/ sub/mer/so – a
Há/ vem/ tos/ que/ so/pram/ fe/li/ci/da/des - c
Le/vam/ sau/da/des/ e/ tra/zem/ pai/xão - d
Pul/sam/ os/ á/trios/ fer/ve/ san/gue/ no/vo- e
Ven/to/ é/ bri/sa/ vi/da/ de/ ver/da/de - c
So/pro/ da al/ma/ que/ sai/ do/ co/ra/ção - d
O/ ven/to é/ ar/ é/ res/pi/ro/ do/ po/vo – e
- Autor: Arlindo Nogueira (Pseudónimo ( Offline)
- Publicado: 14 de janeiro de 2022 00:09
- Comentário do autor sobre o poema: Escrevi esse soneto sobre o vento, por ser um fenômeno sempre em deslocamento, das zonas de alta pressão para zonas de baixa pressão. O papel do vento é dar vida aos seres vivos, fazer entrar (oxigênio) nos pulmões e traqueia, expelindo (gás carbônico), afastando de nós esse ar viciado e trazendo ar puro, tão importante para o nosso organismo. Os principais tipos de ventos são: os ventos constantes, regulares, periódicos, variáveis, irregulares e locais. Sobre escrever um soneto, vale lembrar que historicamente o Soneto é uma estrutura literária de forma fixa composta por catorze versos, dos quais dois são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois tercetos (conjunto de três versos).Foi provavelmente criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374). A palavra soneto (do italiano “sonetto”) significa pequeno som ao referir-se à sonoridade produzida pelos versos. Há os seguintes tipos de Soneto: -o soneto petrarquiano ou regular é o mais experimentado. No entanto, Willian Shakespeare (1564-1616) criou o soneto inglês, composto de 3 quartetos (estrofes de quatro versos) e 1 dístico (estrofe de dois versos). Há também o soneto monostrófico, o qual apresenta uma única estrofe composta pelos catorze versos. E o soneto estrambótico, aquele que conta com versos ou estrofes adicionais. Cujo a métrica é de número igual de sílabas, ou seja, compostos por dez sílabas poéticas, denominados versos decassílabos. Sabe-se que a rima é a concordância de sons estabelecida entre as palavras do poema. Portanto, meu soneto petrarquiano, ou seja, o posicionamento das rimas nos catorze versos, apresentam a composição: abba abba cde cde. Significa que os quartetos são formados por rimas entrelaçadas ou opostas, de forma que o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo com o terceiro. Quanto os tercetos, o primeiro verso do primeiro terceto, rima com o primeiro verso do segundo terceto. Assim sucessivamente, o segundo e o terceiro verso do primeiro terceto, rimam com o segundo e o terceiro verso do segundo terceto.
- Categoria: Não classificado
- Visualizações: 19
Comentários1
Muito bom, mas, a sílaba tonica não cai na penultima? E o 1o verso da da segunda estrofe não tem que rimas com o terceiro verso da primeira? e assim por diante?
me esclareça. 1 abraço
Olá amigo Nelson, há alguns tipos de sonetos, conforme refere no meu comentário, no entanto "O Vento", é um soneto petrarquiano, ou seja, o posicionamento das rimas nos catorze versos, apresentam a composição: abba abba cde cde. Significa que os quartetos são formados por rimas entrelaçadas ou opostas, de forma que o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo com o terceiro. Quanto os tercetos, o primeiro verso do primeiro terceto, rima com o primeiro verso do segundo terceto. Assim sucessivamente, o segundo e o terceiro verso do primeiro terceto, rimam com o segundo e o terceiro verso do segundo terceto. Parabéns pelos belos poemas que escreve, tens grande sensibilidaede poética. Forte abraço.
Bom dia poeta.
Apenas a titulo de estudo:
O SONETO SURGIU NA Itália por volta do século III ou IV sendo aperfeiçoado, segundo historiadores, por volta do século XIV. Então, o soneto petrarquiano nada mais do que o conhecido e clássico soneto italiano composto de 2 quartetos e 2 tercetos.
Os mais comuns são os decassilábicos também conhecidos como sáficos ou heróicos. Pra serem perfeitos devem ter acentuação obrigatória na 6ª e nas 1ª sílabas. Podem tb ter esta acentuação na 4ª, 8ª e 10ª sílabas. Os versos de dez sílabas são os mais empregados nos sonetos, são muito comuns e frequentes.
Quanto as disposições podem ser dispostas com rimas: EMPARELHADAS quando se sucedem seguidamente, MISTURADAS, quando se sucedem sem uniformidade, além das rimas CRUZADAS, ENCADEADAS E COROADAS.
A rima, hoje, é relegada a plano inferior.
Mas, confesso que esse tipo de disposição não conheço.
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.