Arlindo Nogueira

O VENTO

O/ ven/to/ so/pra/ far/fa/lhan/do às/ fo/lhas - a

Mo/ve o /pe/dún/cu/lo/ pro/te/çao à/ flor – b

Co/ra/cão/ ti/ra/ sus/pi/ros/ de a/mor -b

No/ cin/ti/lar/ dos/ ven/tos/ sem/ es/co/lha - a

 

O/ ven/to/ que/ so/pra/ pe/lo u/ni/ver/so - a

Le/va on/das/ de/ ma/re/sia/ so/bre o/ mar – b

São/ bru/mas/ que/ fa/ti/gam/ nos/so o/lhar - b

Num/ fu/gi/dio/ sen/ti/men/to/ sub/mer/so – a

 

Há/ vem/ tos/ que/ so/pram/ fe/li/ci/da/des - c

Le/vam/ sau/da/des/ e/ tra/zem/ pai/xão - d

Pul/sam/ os/ á/trios/ fer/ve/ san/gue/ no/vo- e

 

Ven/to/ é/ bri/sa/ vi/da/ de/ ver/da/de - c

So/pro/ da al/ma/ que/ sai/ do/ co/ra/ção - d

O/ ven/to é/ ar/ é/ res/pi/ro/ do/ po/vo – e



  • Autor: Arlindo Nogueira (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 14 de Janeiro de 2022 00:09
  • Comentário do autor sobre o poema: Escrevi esse soneto sobre o vento, por ser um fenômeno sempre em deslocamento, das zonas de alta pressão para zonas de baixa pressão. O papel do vento é dar vida aos seres vivos, fazer entrar (oxigênio) nos pulmões e traqueia, expelindo (gás carbônico), afastando de nós esse ar viciado e trazendo ar puro, tão importante para o nosso organismo. Os principais tipos de ventos são: os ventos constantes, regulares, periódicos, variáveis, irregulares e locais. Sobre escrever um soneto, vale lembrar que historicamente o Soneto é uma estrutura literária de forma fixa composta por catorze versos, dos quais dois são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois tercetos (conjunto de três versos).Foi provavelmente criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374). A palavra soneto (do italiano “sonetto”) significa pequeno som ao referir-se à sonoridade produzida pelos versos. Há os seguintes tipos de Soneto: -o soneto petrarquiano ou regular é o mais experimentado. No entanto, Willian Shakespeare (1564-1616) criou o soneto inglês, composto de 3 quartetos (estrofes de quatro versos) e 1 dístico (estrofe de dois versos). Há também o soneto monostrófico, o qual apresenta uma única estrofe composta pelos catorze versos. E o soneto estrambótico, aquele que conta com versos ou estrofes adicionais. Cujo a métrica é de número igual de sílabas, ou seja, compostos por dez sílabas poéticas, denominados versos decassílabos. Sabe-se que a rima é a concordância de sons estabelecida entre as palavras do poema. Portanto, meu soneto petrarquiano, ou seja, o posicionamento das rimas nos catorze versos, apresentam a composição: abba abba cde cde. Significa que os quartetos são formados por rimas entrelaçadas ou opostas, de forma que o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo com o terceiro. Quanto os tercetos, o primeiro verso do primeiro terceto, rima com o primeiro verso do segundo terceto. Assim sucessivamente, o segundo e o terceiro verso do primeiro terceto, rimam com o segundo e o terceiro verso do segundo terceto.
  • Categoria: Não classificado
  • Visualizações: 19

Comentários1

  • Nelson de Medeiros

    Muito bom, mas, a sílaba tonica não cai na penultima? E o 1o verso da da segunda estrofe não tem que rimas com o terceiro verso da primeira? e assim por diante?

    me esclareça. 1 abraço

    • Arlindo Nogueira

      Olá amigo Nelson, há alguns tipos de sonetos, conforme refere no meu comentário, no entanto "O Vento", é um soneto petrarquiano, ou seja, o posicionamento das rimas nos catorze versos, apresentam a composição: abba abba cde cde. Significa que os quartetos são formados por rimas entrelaçadas ou opostas, de forma que o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo com o terceiro. Quanto os tercetos, o primeiro verso do primeiro terceto, rima com o primeiro verso do segundo terceto. Assim sucessivamente, o segundo e o terceiro verso do primeiro terceto, rimam com o segundo e o terceiro verso do segundo terceto. Parabéns pelos belos poemas que escreve, tens grande sensibilidaede poética. Forte abraço.

      • Arlindo Nogueira

      • 1 comentário mais



      Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.