Arlindo Nogueira

GENEALOGIA NOGUEIRA  

Sobrenome topônimo de Quintela

Dos Nogueiras da Ponte da Barca

Na freguesia de São João a marca  

Da Torre Nogueira sede distrital

Para Dom Mendo Paes Nogueira

Foral assinado por Dom Manoel I

Em Viana do Castelo de Portugal

 

Há árvore Nogueira do fruto nozes

Que em Portugal foi bem cultivada

Por fidalgos lusitanos era plantada

Definia freguesia limitava fronteira

Tal qual vila da Torre de Bobadela

Dom Mendo Nogueira senhor dela

Da genealogia da família Nogueira

 

Há o Brasão da família Nogueira

Das montanhas de sinople o foro

In gules tecem três notas de ouro

Que no escudo heráldico perfila  

Da árvore genealógica há diretriz

De Dom Paio Nogueira veio a raiz

Da gênese histórica dessa família

 

No Brasil os Nogueiras emergem

Aparecem logo no descobrimento

Os primeros nomes de nascimento

Registrados em terras brasileiras

Bárbara, Marta, Francisco e João

Thomé e Gaspar que era escrivão

Marcam aqui a família Nogueira

 

Houve miscigenação aqui no Brasil

A família Nogueira é parte da cruza

Descende a mulata, cabocla e cafuza

São pessoas lindas, alegres, faceiras

E povoam o País em todos os lados

Mistura de pele quase todos pardos

É a genealogia da família Nogueira

 

 

  • Autor: Arlindo Nogueira (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 10 de Janeiro de 2022 00:24
  • Comentário do autor sobre o poema: Escrevi a poesia sobre a genealogia Nogueira, procurando em versos manifestar-me sobre o fenótipo da família, em busca de detectar o genótipo do indivíduo de sobrenome Nogueira. Sabemos que o sobrenome é toponímico português, e aparece primeiramente descrita nas minutas para os Forais da Vila de Arganil, e demais lugares da Beira na era de 1213 no Reinado de D. Afonso II. Daí que surge a Torre de Nogueira, na freguesia de São João de Nogueira, hoje Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, ao norte de Portugal. Na realidade, Nogueira é uma árvore cujo nome vem do latim medieval nocaria, ou seja, todo fruto com amêndoa, de casca dura ou nozes. Afirmam os genealogistas que a família é muito antiga, e que muitos fidalgos lusitanos tinham nas veias o sangue dos Nogueira. O primeiro a usar o sobrenome foi dom Paio Nogueira, que viveu no tempo do rei dom Afonso VI (1047-1109), rei de Leão e Castela, e do conde dom Henrique (1066-1112). Dom Paio Nogueira era um nobre da época. , casou-se com dona Sancha e teve os filhos dom Mendo Nogueira e dom Paio Paes Nogueira. Este, casado com dona Mendola, tiveram um filho dom Mendo Paes Nogueira, foi um homem muito rico e senhor da Torre de Nogueira e de Bobadela. Os filhos de dom Mendo Paes Nogueira, garantiram a descendência do sobrenome que deu a origem da grande família Nogueira. No Brasil alguns Nogueira vieram de Portugal no século XVI. Outros nasceram aqui e se espalharam pelo País, conforme registros encontrados, em São Paulo, tivemos Gaspar Nogueira, que foi tabelião e escrivão da Câmara de Santo André da Borda do Campo na década de 1550. No Rio de Janeiro, entre as famílias mais antigas, encontramos a de João Nogueira, casado em 1614 com Bárbara de Arão. Outras 27 famílias Nogueira são registradas entre os séculos XVI e XVII. Em Minas Gerais, há registro de Thomé Rodrigues Nogueira e no Rio Grande do Sul, o sobrenome foi adotado também por indígenas catequizados, como Francisco Nogueira, casado com Joaquina Maria, em 1791, Maria também indígena. Tivemos também os registros de Antônio Nogueira, em 1636, de Marta Nogueira, em 1641, de Beatriz Nogueira, filha de Diogo Rodrigues Nogueira, em 1664 e de Antônio Róis Nogueira, em Minas Gerais (1731).
  • Categoria: Família
  • Visualizações: 47

Comentários1

  • Cecilia

    Arlindo, minha carinhosa admiração por ser você um homem que valoriza e honra o nome de sua família.

    • Arlindo Nogueira

      Obrigado Cecilia! Pela sua observação e motivação. Você também é uma poetisa de muita subjetividade poética, amei seu Poema: "Eu, Comigo". Parabéns!



    Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.