Hébron

Você nunca se foi

 

 

O sol já cruzava o oceano céu, já se preparava para submergir no horizonte oposto, quando seus olhos me fitaram, fazendo novamente manhã em pleno ocaso, fazendo-me orvalhar em minhas folhagens, trazendo o frescor da madrugada de toda nossa história.    

 

Não compreendia e não compreendo sua ida, perdendo-se da minha realidade, ferindo meu tempo com o hiato da sua presença, desperdiçando minha vida em saudade e ressentida esperança, sequestrando-me os momentos de todo meu presente no cativeiro da construção de sonhos para poder me apegar, na ânsia de nutrir minha abstinência, de respirar a ilusão que me sustentava.  

 

Confesso que lhe malqueri, ainda que hipocritamente, mas foi devaneio da mágoa do abandono, senti-me assim como se arrancado em raiz e deixado agonizando em prantos. Foi um desafio conseguir afirmar, mesmo que falsamente, que havia me restabelecido da sua ausência, com o lema motivador de apenas hoje, apenas mais um dia em desamor, e no íntimo alimentando um amanhã contigo...      

 

Mas nos dias que sucederam sua ida, relutei em admitir que não estava inteiro. Mesmo em cacos, dilacerado pela decepção, queria poder dizer que ainda tinha chão, sendo que estava em queda despenhado e sofrido.    

 

Busquei auxilio até no terreiro, entregando- me com mais afinco à minha fé. Roguei aos caboclos guerreiros lhe encontrar o paradeiro para também parar, supliquei aos orixás, aos santos, recorri aos patuás, aos pretos velhos um acalanto, um alívio, um encontro com a paz que não mais reconhecia, ajoelhei diante do gongá. Fiz prece sublime a Oxalá, fiz descarrego, fiz oferenda a Yemanjá! No desespero pedi proteção aos guardiões exus, nos caminhos de encruzilhada, encorajando-me a prosseguir nessa cruzada de contigo de repente o caminho novamente cruzar. Pedi por mim, e também por ti.    

 

Remediei a ferida que insistiu aberta, mas com dor mais amena diante do bálsamo da resignação, após acolhimento da caridade santa, que fez retirar do meu coração qualquer sequela de maldade, mas nunca me afastou a dor devastadora da saudade que é uma tormenta, que me atormenta em vigília e em sonho...    

 

Pensei que me restaria na vida viver mutilado, pois assim desinteiro seria minha sina, um espírito fracionado e subtraído errando esquálido pelos caminhos desse mundo sem compreensão.  

 

Já estava decantado em aceitação de uma espera sem solução, aguardando o fim da expiação, confiando convicto na eternidade que nunca se abalou na minha consciência, ainda que a aflição me açoitasse nas trilhas pedregosas da carência e fome de amor, nessa existênca apenas sobrevivida.    

 

Mas a vida nos surpreende! Seguia a minha estrada com meu olhar turvo, preparado e curtido pela dureza da vida de privação de mim mesmo, ainda no exercício do apenas hoje, apenas mais um dia em desamor, em que todas as noites, transcorrida a madrugada, o sol se punha absurdo ao oeste, já não tinha dias...    

 

Mas a vida nos surpreende! No fim de uma tarde sem manhã, com o espírito preparado para enfrentar as revoltosass trevas, um raiar de luz restabeleceu todos os meus dias, todas as minhas manhãs!    

 

Fez-se alvorada que há muito não vivenciava, uma sensação de libertação de todas as dores que jamais senti... Uma felicidade de uma proporção que estancou toda a angústia que nunca mais senti... Um milagre que fez da minha jornada triste uma ficção de um não existir...    

 

O sol já cruzava o oceano céu, já se preparava para submergir no horizonte oposto, quando seus olhos me fitaram, fazendo novamente manhã em pleno ocaso, fazendo-me orvalhar em minhas folhagens, trazendo o frescor da madrugada de toda nossa história.      

 

 

 

  • Autor: Hébron (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 26 de Fevereiro de 2021 09:01
  • Categoria: Não classificado
  • Visualizações: 35

Comentários6

  • Elfrans Silva

    Drama de calvário rsrs. Acuados apelamos às forças ocultas. Mas a vida surpreende. Tem horas que é só nós e nós mesmo. Bom dia poeta amigo

    • Hébron

      Caro amigo, a vida surpreendente!
      Obrigado pela presença.
      Grande abraço, Elfrans

    • Maria dorta

      Belo e pungente prosa- poética,comovente até para os orixás! Consegue,com engenho e arte, mergulhar em tua agonia e dor para depois ressurgir, na apoteose do Amor reconquistado. Chapéu!

      • Hébron

        Maria Dorta, obrigado pela presença sempre gentil e incentivadora
        Grande abraço

      • Vlad Paganini

        Parabéns , me vi dentro do seu texto, pois já passei por tudo isso, e até já escrevi uma poesia , uma não, várias, dentro desse cenário de espera e de dor. Só aguardo a concretização e a surpresa feliz dessa incessante espera. abraços meu amigo poeta.

        • Hébron

          Obrigado, Vlad!
          Certamente seus poemas nasceram carregados de sentimento e emoção, características da sua bela escrita.
          Grande abraço, meu amigo

        • CORASSIS

          Que prosa !
          Parabéns ! amigo Hébron, abraço.

          • Hébron

            Muito obrigado, Corassis!
            O poeta é um fingidor! Deus me livre do sofrimento narrado... rs
            Abraço, meu amigo

          • lucita

            Belíssimo, e merecedor de resposta na arte e ficção...

            • Hébron

              Lucita, fico muito feliz em merecer sua consideração.
              Gratidão, minha amiga poetisa

            • Eras

              Bela prosa, com final feliz.
              Muito bom, poeta.
              Abraço

              • Hébron

                Muito obrigado pela leitura e gentil comentário!
                Abraço



              Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.