Jose Fernando Pinto

Ode a solidão

Ontem por um instante descobri-me sozinho. Por um instante somente, que me revelou claramente que quase nunca estou só, pois a solidão é a minha companhia. Em momentos de dor ou alegria, a solidão cerceia meu ser. Num primeiro instante, estranho pode parecer, mas observando de forma plena, a solidão galopante ou a solidão serena, estará sempre ao meu lado.

 

Ontem por um instante, descobri-me sozinho. Mas a solidão respeita meu espaço. Se me perco na multidão, lá está ela, sob a luz amarela ou brilhando na escuridão, solidão que envolve o meu espírito.

 

Em momentos de pura alegria, a solidão cede espaço, se envolve em fantasia, observa, se distancia. Quando dela eu precisar, a solidão vai estar por perto, e quando findar a alegria, com ela eu atravessarei novos desertos.


Ontem por um instante, descobri-me sozinho. Mas a solidão veio como um aconchego. Percebeu minha alma despedaçada, esperança dilacerada, e afagou o meu espírito.

 

A solidão é minha companhia. Nas vezes que desisti de viver, a solidão alimentou meu bem querer, naquelas que desisti de morrer, a solidão me abraçou e tentou compreender, porque a vida e a morte dependem sim de compreensão. A vida, a morte e a solidão.

 

Ontem por um instante, descobri-me sozinho. Descobri que a solidão por vezes me alivia, ela transforma em palavras a minha agonia, as dores da minha alma estilhaçada, que a solidão sabiamente desenha em linhas de poesia.

 

Ontem por um instante, descobri-me sozinho...

 

Jose Fernando Pinto

  • Autor: Jose Fernando Pinto (Offline Offline)
  • Publicado: 16 de Janeiro de 2021 19:31
  • Categoria: Amor
  • Visualizações: 17

Comentários4

  • Hébron

    Como sempre, um primor.
    Estar sozinho é sempre bom, quando é uma escolha, um retiro sempre necessário... A reflexão que favorece o entendimento!
    Abraço, meu amigo poeta

    • Jose Fernando Pinto

      Gratidão amigo Hébron! Sim, eu aprecio realmente a solidão às vezes, não quer dizer que não goste de companhia, mas a solidão é necessária ao espírito, grande abraço!

    • Elfrans Silva

      Sempre acreditei que o poeta
      é um ser muito solitário.
      Em meio à pessoas numa festa
      Consigo dança no imaginário
      A mente, incansavelmente
      Só descansa se houver poesia
      Num poema mais irreverente
      O caos da noite vira paz do dia.
      - abraço poeta amigo. Parabéns

    • Edla Marinho

      Gosto de estar a sós comigo mesma...
      Nem sempre a solidão é ruim, principalmente quando a inspiração nos faz companhia.
      Sempre uma viagem agradável os seus textos, poeta José Fernando.
      Grande abraço!

    • @(ND)

      Poeta, amigo, a solidão é amiga da esperança , nos faz ir além e refletir os momentos em sua companhia... Lindo versejar... Passando por aqui para me embriagar de poesia... Obrigada!



    Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.