Jose Fernando Pinto

Feliz ano velho

A maioria das pessoas ainda comemora o início de um novo ano. Festas, mesas fartas para a maioria, muito sorriso, muita alegria. O ato de iniciar qualquer coisa é importante. Iniciar o ano, iniciar a vida, iniciar um plano. É salutar que existam referências iniciais em nossas vidas, é por demais importante olhar adiante, enxergar novos rumos em caminhos que vamos percorrer. Respeito e admiro, mas hoje eu não vou comemorar, hoje vou apenas olhar o passado.

 

No primeiro dia do ano eu olho pra trás e vejo uma parte de mim que não existe mais. Ou melhor, eu não vejo, ela já não existe. Restaram apenas lembranças, saudades e lágrimas. Não quer dizer que foi tudo ruim, pelo contrário, coisas boas também aconteceram, e o fato de eu poder agora analisar o que passou, indica que estou vivo, que eu sobrevivi a mais um ano. Não foi um ano fácil. Algumas vitórias, inúmeras derrotas. Mas a vida é assim, cheia de percalços.

 

No primeiro dia do ano eu preciso agradecer. Agradeço a Deus por mais um ano e por permitir que eu chegasse até aqui. Preciso agradecer porque por Deus eu não desisti. Foram tantas e tantas vezes que eu quis desistir, foram noites e noites pensando numa maneira de justificar minhas falhas, dizer que sou humano, que sinto medo e muitas vezes eu necessitei de amparo. Nessas horas eu chorava.

 

Muitas vezes eu chorei por algo que perdia. Tantas vezes eu chorei porque não entendia. Não entendia que a vida é exatamente isso, perder todos os dias. Perdemos desde o nascimento até o derradeiro dia de nossas vidas. Perdemos a vida, perdemos amigos, perdemos pessoas queridas, perdemos a alegria. Às vezes chorar é preciso, às vezes é só o que resta.

 

Chorar por um novo ano não é exatamente o que a maioria entenderá. Mas chorar por um ano que passou isso sim é salutar. Chorar e agradecer, porque mesmo que às vezes não tenhamos conseguido satisfazer as expectativas que as pessoas possuíam a nosso respeito, valeu a pena. Então que as lágrimas sejam de saudades por momentos que não voltam mais.

 

Hoje eu choro pelo que passou, por tudo aquilo que pelo caminho ficou. Mas choro com a certeza de que tentei deixar o melhor de mim, a cada dia, a cada ano. Lamento não ter conseguido ser aquilo que queriam que eu fosse. Eu lamento e às vezes choro. E as lágrimas que brotam do meu rosto formam um mar de saudade, e que esta saudade seja referência de uma vida que valeu a pena, em cada dia, cada hora, cada segundo, porque é parte da minha história, é parte de mim. Feliz ano velho.

 

Jose Fernando Pinto

  • Autor: Jose Fernando Pinto (Offline Offline)
  • Publicado: 2 de Janeiro de 2021 16:15
  • Categoria: Amor
  • Visualizações: 19

Comentários5

  • Maximiliano Skol

    Choremos de saudade, José Francisco, pelo feliz ano velho. Imprudente é aquele que se alegra festejando a incógnita de um ano novo, nesta pandemia, ou mesmo sem ela.
    Parabéns, pelo desenvolvimento do seu raciocínio.
    Um forte abraço..

  • Maria dorta

    Linda prosaJF! Quase uma auto-avaliação,tão necessária numa mudança de ano,com todo o alvoroço, você consegue olhar a água límpida lá no fundo do poço! Quem tem com pranto lavar e enxaguar vivências,experiências que podem tirar de nós muita coisa mas que também acrescenta e ensina, pode se vangloriar ser da vida um herói.
    Você tem uma obra quase acabada: sua vida frutuosa! Agradeça todos seus dons e vá singrando,chorando ou sorrindo,a estrada do amanhã. Parabéns!

    • Jose Fernando Pinto

      Gratidão querida Maria Dorta! Poesia é seu belo comentário, obrigado, grande abraço!

    • @(ND)

      Lindo Texto , José Fernando , minha admiração! Chore, sim , quando as lágrimas bater a sua porta, isso sim é demonstração de fortaleza, a saudade sempre vai existir e elas é assim por vezes regadas à lagrima , mas é bom saber que se a saudade bateu é por que valeu a pena... Linda reflexão! Gratidão! Fique bem e se cuide!

      • Jose Fernando Pinto

        Gratidão querida Neiva! Saudade, lágrimas, reflexão, todos combustíveis para o poeta que enxerga a vida de uma ótica diferente, de gente, que sente, que chora, mas espera que o mundo sempre traga um dia melhor! Grande abraço!

      • Terral 07

        Muito bom José! Muito bom... !

      • Shmuel

        Realmente uma reflexão valiosa, e tenha a certeza que em certos trechos me reconheci.
        Abracos, ao poeta, José Fernando!

        • Jose Fernando Pinto

          Gratidão amigo Shimul, que bom que gostou, confesso que as vezes tenho até receios em mostrar certos textos que escrevo, rsrs. Grande abraço!



        Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.