Negacionismo

Helio Valim

 

Personagens negacionistas

negam a verdade,

em uma antítese sem credibilidade,

tornando-se obtusos.

 

Tais céticos confusos

zurram, buscando engendrar

justificativas que os ajudem

desse imbróglio escapar.

 

Rotos com sua lógica insana,

irascíveis em todos os debates,

confundem liberdade

com irresponsabilidade.

 

Imorais apoiados em falsa moral

apelam a frágeis trunfos,

esquivando-se de análise introspectiva,

pois temem encarar reais perspectivas.

 

Mas não importa, não intimida.

Pois no caminho surge a reposta.

Um mural, com a esperança exposta

em belo grafite da palavra vida!

  • Autor: Helio Valim (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 30 de outubro de 2020 22:10
  • Comentário do autor sobre o poema: Uma imagem que transpira vida, arte e verdade para dissabor daqueles que negam a realidade. Um grupo com 18 artistas, muralistas, integrantes do projeto “Rua Walls”, mudaram a paisagem árida da Região Portuária do Rio com grafites. São 16 painéis, abrangendo uma área aproximada de oito mil metros quadrados. Os painéis foram executados da saída do túnel Marcelo Alencar até a rodoviária Novo Rio, com cerca de dois quilômetros de extensão. As obras de arte urbana foram executadas nas madrugadas do mês de setembro de 2020, durante a pandemia. As fachadas e paredes desse conjunto de galpões, perderam seu valor histórico ou arquitetônico, devido às várias intervenções desastrosas ao longo de processos de urbanização caóticos. Mas agora ganharam vida e identidade com os novos painéis multicoloridos. Os artistas: Agrade Camís, Amorinha, Bruno Lyfe, Célio, Chica Capeto, Diego Zelota, Dolores Esos, Flora Yumi, Igor SRC, Leandro Assis, Luna Bastos, Mariê Balbinot, Marlon Muk, Miguel Afa, Paula Cruz, Thiago Haule, Vinicius Mesquita e Ziza. Fonte: G1 Foto de Acervo de PRISCILA ARROCHELLAS @priscilaarrochellasfotografia
  • Categoria: Não classificado
  • Visualizações: 18
Comentários +

Comentários3

  • Hébron

    Muito bom, Helio!
    E seu comentário também foi interessante, não sou do Rio, mas conheço esse trecho. Em BH começaram a fazer de fachadas de prédios grandes telas com lindas pinturas que alegram e colorem a paisagem.
    Abraço

  • Helio Valim

    Obrigado Hébron. Seus comentários, são, sempre, muito gentis e interessantes. Espero que os murais do Rio e de BH perdurem, pois "colorem e rejuvenescem" as cidades. Um abraço.

  • K. Kronecker

    Muito denso e bem escrito. Feliz em poder ler obras assim!

    • Helio Valim

      Obrigado Kronecker! Fico muito feliz com um comentário tão generoso. Um abraço.



    Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.