A PROFISSÃO PROFESSOR

Salvador

 

 Professor é ave que sobrevoa,

dando asas ao pensamento,

Pousando sobre as nuvens

Galopadas pelo vento.

 

Professor é chuva na foz de um rio,

é sombra na escuridão,

É um pedinte, nas esquinas

Nas ruas da ilusão.

 

Onde o seu grito

é sufocado por um zumbido

de um mosquito no infinito.

 

Professor é um viajante,

Sem permissão para andar,

Professor é um afluente

que não se encontra com o mar.

 

Andante sem rumo, sem direção

Maltrapilho, sem roupas,

de pés descalços no chão.

 

Aquele que o seu tempo

É dedicado

aos que não se dedicam.

Aquele que sua preocupação

É se preocupar

com os que não se preocupam.

 

Aquele que pouco dorme

Pensando

nos que dormem além da conta.

Aquele que anda mal vestido

Pensando em um bom vestuário

para os que não pensam.

 

Aquele que dá o seu máximo

Pensando naqueles

que se esforçam o mínimo do mínimo.

Aquele que organiza tudo

Pensando nos que pensam

pouco sobre organização.

 

Aquele que tira do pouco que ganha

Pensando em apenas

ganhar um prêmio

de um sorriso sincero de uma criança.

 

Aquele que planeja pro futuro

E mantém o seu orgulho,

sem perder a esperança.

Comentários +

Comentários5

  • Neiva Dirceu S. Machado - @(ND)

    Parabéns poeta, linda homenagem... Um tributo!

    • Salvador

      Obrigado, essa poesia é um pedido de socorro.

      • Neiva Dirceu S. Machado - @(ND)

        Percebi... Neste tempo é o que pedimos como professor, mas se torma um grito mudo, ninguém ouve nossos apelos....

      • Shmuel

        Que bela homenagem!

        Abraços

        • Salvador

          Salvador
          2 de maio de 2026 22:14
          A poesia alivia, ameniza as dores sentidas na profissão.

          Abraço, amigo poeta.

          • Salvador

            Receber um comentário seu em uma poesia minha é uma honra, meu amigo Shmuel.

            • Shmuel

              Obrigado! Estamos juntos neste espaço criativo.

              Excelente dia!

            • Maria dorta

              Bela e mais que merecida homenagem ao professor, esse idealista que ainda acredita no poder do saber e se imola no dia a dia da profissão, às vezes,tão inglória! Parabéns!

            • Vilma Oliveira

              Boa noite poeta! Este é um poema carregado de dualidade, que transita entre a beleza da vocação e a dureza da realidade social do educador. O texto começa com imagens líricas e elevadas (ave que sobrevoa, asas ao pensamento), mas rapidamente mergulha em uma crítica melancólica sobre a desvalorização da profissão. O autor utiliza metáforas fortes para descrever o isolamento do professor: Imagens como o afluente que não encontra o mar ou o grito sufocado pelo zumbido de um mosquito traduzem a sensação de impotência e o sentimento de que o esforço docente muitas vezes parece se perder no vazio. A segunda metade do poema foca no contraste entre o dar-se e o receber. É o retrato de alguém que se desgasta (anda mal vestido, dorme pouco, ganha pouco) em prol de um outro que, muitas vezes, ainda não compreende o valor desse esforço. A resistência: O encerramento é o que sustenta a figura do professor. Apesar de ser descrito como um andante sem rumo ou maltrapilho, o poema termina com as palavras orgulho e esperança, sugerindo que a recompensa afetiva (o sorriso sincero de uma criança) é o que mantém a engrenagem girando, mesmo diante da precariedade. É um tributo que não romantiza a profissão de forma ingênua, mas que reconhece a sua nobreza diante do descaso. Abraço poético.

              • Salvador

                Boa noite poetisa Vilma Oliveira, comecei a admirar esse outro lado do mundo, mundo da poesia no dia em que um professor meu disse o que você escreveu pode virar poesia continue eu continuei e anos depois participei de um concurso de poesia oferecido pela secretaria de educação da cidade e consegui ganhar em primeiro lugar com uma poesia que fala da cidade onde vivo... Voltando a essa poesia que fiz do professor, fiquei muitíssimo surpreso com a fiel interpretação do eu lírico que você descobriu que até eu confesso que não conseguiria deixar tão explicado as entrelinhas dessa poesia... show de interpretação, maravilha!!!
                Um milhão de abraços poéticos.

              • Sinvaldo de Souza Gino

                Parabéns, poeta ficou lindo a sua homenagem ao professor por meio de um belo poema!



              Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.