Braços de Mar, Sal e Fé
Cláudio Gia Macau,RN, 30 de agosto de 2025
Nos séculos de exploração (XVI, XVII, XVIII), Onde o rio e o mar se alongam em braços, Chegaram as naus com sua tenaz investida, Moldando com suor estas terras e espaços.
De José de Alencar, a coragem primeira, Entre braços de mar,na curva do rio, Onde as águas doces beijam a maré cheia, Fincou seu domínio,seu fado, seu brio.
A Família Câmara, no ofício do sal, Nos esteiros rasos,onde o oceano entra, Cristalizou riqueza no bruto trabalho, Sob o sol que incendeia a planície adentra.
E na ilha de Manuel Gonçalves, a saga, Entre mangues e corpos d'água a serpentear, Ocupou a ilhota,na correnteza vaga, Para o branco mineral extrair e semear.
E sobre todos, a fé inabalável, Nos séculos brutos,de desafio e sorte, Cristo e a Cruz,farol imutável, Iluminando a vida,a dor e a morte.
Nos braços do rio, nos braços do mar, A história de Macau começou a se erguer, De sal e suor,pra não se acabar, E na fé de um povo,pra sempre viver.
- 
                        Autor:    
     
	Claudio Gia  (Pseudónimo (
 Offline) - Publicado: 30 de agosto de 2025 17:25
 - Comentário do autor sobre o poema: Os primeiros donos de Salinas da Ilha de Manuel Gonçalves, Alagamar a Macau RN, a história nos remete a volta no passa e se perguntar quem foram os primeiros Português a desembarcar nessas Ilhas?
 - Categoria: Não classificado
 - Visualizações: 11
 

 Offline)
			
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.