A pobreza vai aumentando,
Sem que a maioria que a compõe perceba,
Diminui o leito, as margens do rio
Que agora corre sujo
Em direção ao mar
Mesmo construídos de tijolos
(ainda existem os de madeira)
Barracos se inclinam
Em ângulos próximos da queda
Nesses diques miseráveis
Muitas vidas nascem sem planejamento
Em uma estrada sem pedra nem cimento
Dez filhos que não foram pensados,
Com os pés despidos, com os corpos nus,
Correm de um lado para outro
Sem destino nenhum.
-
Autor:
Ivam De melo Regis (
Offline)
- Publicado: 27 de abril de 2025 08:54
- Comentário do autor sobre o poema: O texto tem como ideia central a falta de planejamento familiar que tem como resultado o crescimento de lugares desorganizados e miseráveis que surgem, também, muitas vezes, por falta de planejamento habitacional, obrigação do Estado.\r\nAinda de acordo com o texto, o leitor atento e residente dessas localidades; vai notar, que não há postos de saúde para atender as pessoas na saúde básica, essencial para que não adoeçam; escolas públicas que possam transformar as vidas das crianças e jovens para que a situação não permaneça a mesma e, como já foi dito, planejamento habitacional para que as pessoas não continuem fazendo casas e barracos em locais irregulares, não por culpa delas, mas porque o Estado não atua para atender as necessidades básicas do brasileiro conforme a Constituição Brasileira.
- Categoria: SociopolÃtico
- Visualizações: 7
Comentários1
Realmente,precisamos aprender a votar melhor e escolher candidatos que tenham ações e não só" promessas vazias" para distribuir melhor o dinheiro de nossos impostos. Brasil sem fome já é uma ação concreta e temos que reconhecer essa atitude. Agora falta melhorar a Educação e a Saúde dos pobres. Cabe a nos saber votar no melhor e cobrar sempre quem está no poder!
Obrigado pelos comentários sobre o poema, tão importante para as pessoas mais pobres, as que mais são prejudicadas pelos nossos políticos.
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.