FAXINA DE SEGUNDA-FEIRA

Sezar Kosta

Segunda-feira é dia de faxina,

mas quem disse que é só da casa?

Varro o coração, as gavetas da alma,

sacudo as tristezas como tapetes ao vento.

 

A angústia, coitada,

fica ali, encostada na porta,

com cara de quem não quer ir embora.

Mas eu finjo que não vejo,

e ela acaba indo.

 

E então,

a luz entra sem pedir licença,

trazendo com ela

o calor das pessoas que me amam,

o cheiro bom de café novo,

e a promessa de dias melhores.

 

Penso no melhor.

Porque pensar no melhor

é como plantar margaridas:

elas florescem até nas calçadas.

 

Uma semana cheia de alegria?

Ah, que venha!

Com paz, com amor,

e, quem sabe,

com aquela poesia escondida

nos detalhes da vida.

  • Autor: Sezar Kosta (Offline Offline)
  • Publicado: 17 de março de 2025 09:43
  • Comentário do autor sobre o poema: Segunda-feira é mais do que o início de uma nova semana, é um convite à renovação interior. Ao acordarmos, devemos varrer as sombras da tristeza e da angústia, deixando espaço para pensamentos positivos e boas energias. A cada novo dia, que possamos ser abraçados pela presença invisível de quem nos ama e nos guia com sua luz. Mentalize saúde, paz e felicidade, e espalhe essa energia para os outros. A vida é generosa com aqueles que cultivam a alegria e o amor no coração. Que sua semana seja repleta de luz, saúde, e momentos de pura felicidade! Beijos no seu coração.
  • Categoria: Não classificado
  • Visualizações: 23
  • Usuários favoritos deste poema: Sezar Kosta
Comentários +

Comentários3

  • Rosangela Rodrigues de Oliveira

    Fazer faxina na segunda feira dá uma preguiça. No escritório que trabalho apesar de ajudar na administração auxilio a vassoura rsrsrsrs, como dizem se não é serva de Deus não serve pra nada. Bom dia.

    • Sezar Kosta

      Poxa, que comentário maravilhoso! Fico contente que você tenha sentido essa leveza ao ler o poema. Afinal, às vezes, tudo o que a gente precisa é dar uma varrida na alma, não é? Espero que, assim como as margaridas, sua semana floresça com alegria e paz. Agradeço de coração por deixar sua marca aqui. Que a luz da sua semana seja ainda mais forte!

    • Ema Machado

      Acho que estamos em sintonia, hoje estava faxinando a cozinha e virou prosa, rs. Belo poema!

      • Sezar Kosta

        Ah, que delícia ler o seu comentário! Fico feliz que tenha se conectado com a ideia do poema. Acho que todos nós precisamos dessa faxina de vez em quando, não é mesmo? Espero que a semana te traga mais luz, alegria e aqueles momentos de poesia que a gente encontra até nas calçadas. Obrigado por dividir seus pensamentos aqui, e que a sua semana seja maravilhosa!

      • Maria dorta

        Poema bem inspirado e é também um convite para vermos tudo renascer nas tarefas inevitáveis a fazer. Meus aplausos de pé!

        • Sezar Kosta

          Você me deixou sorrindo com o seu comentário! Fico feliz que o poema tenha tocado seu coração. Que a sua segunda-feira seja tão cheia de boas energias quanto uma faxina bem feita – e que a angústia, assim como no poema, saiba que não tem espaço por aqui! Gratidão por compartilhar suas impressões. Que venham mais margaridas para sua semana!



        Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.