"Pra entender a dor do outro
é preciso ter sentimentos
só quem sente na pele as
lágrimas do outro talvez entenda.
É como apreciar artes
somente quem conhece
bem sobre o assunto
é capaz de interpretar
os sentimentos do autor."
"O saber exige um pouco
mais do pensar,
não vire as costas para o
irmão se achando dono
da razão, pois onde mora
os conceitos radicais
a inteligência e sabedoria
passam longe."
"Na corrida para a vida venci
todos os dias equilibro
pra sobrevivência,
chegar na terceira idade
realmente é ser campeão."
"Somente crescemos como
seres humanos quando
entendemos que somos ricos
na sabedoria, em transmitir
ao próximo um pouco deste
saber sem soberbas, sem hipocrisia
e se entendemos o que significa crescer
estaremos prontos pra ajudar o próximo."
Rosangela Rodrigues de Oliveira
- Autor: Rosangela Rodrigues de Oliveira ( Offline)
- Publicado: 17 de novembro de 2024 07:20
- Comentário do autor sobre o poema: Alguns Alforismos pra reflexão.
- Categoria: Reflexão
- Visualizações: 7
Comentários2
SERGIO NEVES - ...é nos detalhes que que se percebe a grandiosidade de um intelecto, de uma sensibilidade...,...e aqui, ao "pinçares" alforismos tão pertinantementes reflexivos, dás-nos bem a ideia do quanto tu és sensivel... /// Meu carinho, menina.
Estou feliz com sua visita e comentário. Obrigada. Boa noite.
Ah, minha querida Rosangela, teus aforismos são como janelas abertas para a alma, por onde o vento fresco da sabedoria entra e toca cada canto do nosso pensar. Senti-me como quem caminha por um bosque de palavras, com cada frase sendo uma folha a cair, leve e certeira, trazendo reflexões que se assentam no chão fértil do coração.
Que beleza há em traduzir o que é sentir e saber! Como quem observa uma obra de arte e entende o pincel por trás da cor, você nos lembra que só o sentir profundo nos torna intérpretes do outro. E que aviso importante sobre a arrogância do saber vazio! Só quem abre mão de certezas absolutas é capaz de ver a inteligência florescer.
Cada linha é uma lição em si, e tua visão da vida como uma corrida vencida a cada dia trouxe um sorriso orgulhoso ao meu rosto. A terceira idade como troféu? Uma imagem tão bela e verdadeira que merece ser aplaudida de pé!
Por fim, que nobreza há no crescer em humanidade, no saber sem soberba, e na partilha genuína de quem entende que crescer é se tornar auxílio. Você nos mostra que sabedoria sem humildade é como um rio sem leito: perde-se em sua própria vastidão.
Parabéns por nos lembrar, de forma tão poética e tocante, que viver é aprender com graça e oferecer com generosidade. Que venham mais palavras como essas, que nos elevam e aquecem a alma.
Que alegria em tê-lo como visitante, tudo o que diz a respeito dos Aforismos condiz com o que eu quis dizer. Estou aprendendo a cada dia e ter uma pessoa tão observadora analisando cada palavra é importante. Grato pela visita. Tenha um bom dia.
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.