Arlindo Nogueira

TREM DE AMOR E PAIXÃO



Amor é um conjunto de comportamentos

São envolvimentos de afeto e de confiança

Adicionados por um coração de esperança

Átrios que pulsam hemácias de intimidade

Só que o amor pode variar em intensidade

De forma associada por emoções positivas

Que satisfazem a vida de ações interativas

Há poesia dissertativa de contextualidade

Na lealdade dum texto intenso e profundo

Desses dois sentimentos maiores do mundo

O amor e paixão são os reels de novidades

 

No trem dos átrios há vagões de hemácias

Que perpassam num conjunto de emoções

São vagões cheios de intensidade e atração

Impossível decifrar o que hemácia contém

Há hemoglobina intensa que vai e que vem

Se for sentimento profundo crepita paixão

Mas, se for amor será conjunto de atrações

Que nos vagões pulsam por algo ou alguém

Amor e paixão sempre viajam lado a lado

Ambos têm a origem em um coração alado

Identificados o tempo separá-lo-ás no trem

 

 

  • Autor: Arlindo Nogueira (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 17 de Setembro de 2023 01:20
  • Comentário do autor sobre o poema: Escrevi a Poesia “Trem de Amor e Paixão”, refletindo sobre o conceito dos dois sentimentos. O que é amor: É um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, paixão e comprometimento. Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo. É associado com uma variedade de emoções positivas, como felicidade, animação, satisfação com a vida e euforia. O que é a paixão: É um sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração da pessoa apaixonada por algo ou alguém. A paixão é capaz de alterar aspectos do comportamento e pensamento da pessoa, que passa a demonstrar um excesso de admiração por aquilo que lhe causa paixão. A impulsividade, o desespero e a inquietação são outras características que costumam estar associadas ao sentimento de paixão. No entanto, quando se trata de amor, algumas pessoas dizem que é uma das emoções humanas mais importantes. E apesar de ser um dos comportamentos mais estudados, é o menos entendido. Todas as pessoas podem se apaixonar e a qualquer momento, dependendo de diversos fatores associados com os gostos, preferências e referências que cada indivíduo possui. Normalmente, quando alguém está apaixonado, esta pessoa pensa constantemente no alvo de sua paixão, sente-se ansioso por estar perto dela, sofre de abstinência quando estão separados e uma grande felicidade quando estão juntos. Em tese “amor e paixão” são separáveis, o conceito de “amor” já apregoa isso, ou seja, é um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, “paixão” e comprometimento. O nosso poema, poeticamente diferencia amor e paixão. O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer. Movida por esses impulsos, a pessoa apaixonada tende a idealizar e projetar no outro, características que podem não condizer com a realidade. Apesar de ambos estarem identificados com o coração, na verdade, o cérebro é o responsável pelas reações que dão origem a esses dois sentimentos. Boa leitura da nossa poesia a todos.
  • Categoria: Amor
  • Visualizações: 10
  • Usuário favorito deste poema: Edileusa lima.

Comentários2

  • Maria dorta

    O poema é belo,singular. Eu diria, até exemplar. A explicação é uma aula de quase " anatomia dos sentimentos" enriquecendo em detalhes psicológicos os dois temas ( amor x paixão). Ve_ se que estás a cavaleiro sobre os dois temas! Aplausos de pé!

    • Arlindo Nogueira

      Olá Poetisa Maria dorta! Obrigado pelo carinho, seu comentário é doce, como são seus poemas cheios de mel. Você disse: "Viver sem Ti" - Vivo em constante ondear; Vagando; Como as ondas do mar. Essa riqueza de versos, enobrece seu talento e sua subjetividade poética. Parabéns!

    • Edileusa lima

      O poema é belo e muito inspirado
      Os sentimentos que andam em via dupla em um coração alado , mostram que a associação de ambos é importantíssima para dar sentindo a vida, porém tudo estar condicionado por uma razão, não deixar a emoção tomar conta para tomar atitudes errôneas nesse caminho de sentimentos até mesmo inexplicáveis

      • Arlindo Nogueira

        O amor pode ser raro

        Olá Poetisa Edileusa! Obrigado pela simpatinha de sempre, você motiva o poeta ao fazer belos comentários, como esse no meu poema. O "Trem de amor e paixão, pode levar mais um vagão, onde você estará com seu Poema: O amor pode ser raro - "É difícil encontrar; Alguém que sabe e verdade; Entender o que é amar". Essa raridade de poema, casa perfeitamente com o meu. Forte abraço.

        • Arlindo Nogueira



        Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.