Amar é olhar na mesma direção
É traduzir o coração de alguém
Que até de longe a você faz bem
E que também vai escolher você
Corações ardentes em se querer
Amar não salva, mas é remédio
Sorriso de quem ama cura tédio
E a mão amada te faz renascer
Não importa quanto difícil seja
Amar é paixão é amor e carinho
Capítulos antes abrem caminhos
No piscar de luzes dos vagalumes
A retina brilha em citantes lumes
E alguém te segue porque te ama
Na curva da estrada ele te chama
Embebecido pelos teus perfumes
Amar é aceitar a cuidar de você
E dar-lhe atenção sendo o seu fã
Saudar com bom dia toda manhã
O gesto mais lindo do ser humano
Surfar nas ondas e ser seu oceano
E emergir da retina a sua imagem
Juntos no mar seguiremos viagem
Se amar é viver, vivo porque amo
- Autor: Arlindo Nogueira (Pseudónimo ( Offline)
- Publicado: 23 de julho de 2023 01:21
- Comentário do autor sobre o poema: Escrevi a Poesia “Amar”, refletindo sobre esse sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre as pessoas. Por exemplo, os versos 3 e 4 da 3ª. estrofe: Saudar com bom dia toda manhã; O gesto mais lindo do ser humano”. Um bom dia significa muito e não custa nada, mas enriquece quem o dá e alegra quem o recebe, pois é dando que recebe. De acordo com um estudo realizado pela antropóloga Hellen Fisher, em 2010, amar causa sensações agradáveis no nível do cérebro. Especialmente aquelas relacionadas à recompensa e à motivação, são ativadas quando estamos amando alguém. A motivação dá prazer e felicidade, que são reações observáveis em uma pessoa que está amando outrem. Exemplo no 5° verso da 2ª. estrofe: “A retina brilha em citantes lumes”. Robert Malenka, da Universidade de Stanford (EUA), disse que durante o enamoramento há a liberação de “ocitocina”, conhecido como hormônio do amor. Demostrando que “amar” da sensação de felicidade e atração e de bem-estar com as pessoas. Sensações focalizadas nos versos 3, 6, e 7 da 1ª. estrofe: “Que até de longe a você faz bem; Amar não salva, mas é remédio; Sorriso de quem ama cura tédio”. O estudo de Malenka demonstra que a oxitocina é estimulada durante as interações sociais e que essa atividade neural é necessária para o comportamento social normal. Boa leitura da nossa poesia e lembre-se sempre: “Se amar é viver, vivo porque amo você”.
- Categoria: Amor
- Visualizações: 22
- Usuários favoritos deste poema: Lia Graccho Dutra
Comentários5
Poeta Arlindo Nogueira.... Que poesia linda sobre amor... Os versos relatam muito bem as características comportamentais provocadas por esse grandioso sentimento de amar!
E também achei interessantíssimo toda sua descrição sobre a poesia... Contendo várias referências de estudos sobre o Amor... Muito bom mesmo viu! Parabéns!
Aqui no MLP estou aprendendo muito com os colegas de poesias... E seu poema com a descrição e tudo com certeza agregou valor na aprendizagem e no conhecimento sobre essa temática do Amor!
Bela poesia!
Um abraço!
Olá Poetisa Mariany! Seu comentário trás palavras doce de carinho, você também é mestre em desvelar o sentimento de amor. O teu poema "Sinais de Paixão", sinaliza essa sua subjetividade poética. Seu poema é todo charmoso no toque desse sentimento, com uma centralidade contextual perfeita, na 5a. estrofe, quando escreve esses versos: "São pequenos sinais; Desse grande sentimento; Que aquece dentro de nós; E quando recíproco traz acalento". Esses versos são pérolas do seu poema! Parabéns! Você fala que no MLP está tendo uma aprendizagem poética, pode ter certeza você também nos ensina. Forte abraço!
Lisonjeada em saber que leu minha poesia e fez toda essa análise poeta Arlindo... (Fiquei bem feliz viu) ... Me sinto honrada com tamanhas palavras de carinho! Gratidão!
Um abraço!
Amar é o sentimento mais nobre da existência humana.
Amar é infinito; nossa conexão com Deus. Lindo poema
Olá Poetisa Dis Brito! Obrigado pelo carinho ao ler meu poema "Amar". Permita-me dizer um verso do seu poema "Só por hoje"- "AMAR foi minha melhor escolha. Só por hoje". Parabéns pela sua sensibilidade poética a flor da pele. Forte abraço.
Parabéns pelo poema que além de provocar ensino, nos da' uma aula de biogenetica.. cheguei a sentir a ação da oxitocina se espalhando no corpo! Bravo. Aplausos de pé!
Olá Poetisa Maria dorta! Você sempre gentil nos seus comentários, ensino é sua docência que nos dá. É ótimo que o nosso poema possa motivá-la a liberação de \"oxitocina\" , hormônio da felicidade. A intenção é essa, através da magia da poesia fazer as pessoas mais felizes. Você é uma talentosa poetisa, deixa esses sinais no seu poema \"Desejos\", do qual cito dois versos, que pra mim são a cara do desejo: \" Mas, quando no verão florires e deres frutos. Quero ser teu fruto mordido, matando a fome\", Meus parabéns. Grande abraço.
Boa tarde,
Mestre Arlindo:
À sua poesia
espelha uma
combinação
perfeita de
*arte poética,
*sensibilidade,
*Informações científicas.
Tudo lindo e irretocável,
parabéns!
E a imagem que
acompanha
o post
fala por si…
Um casal alegre,
feliz,
pleno!
Eles estão
“ ocitocinando”!
Porque já têm
tudo o que
precisam:
um ao outro!
O resto
é figuração.
Forte abraço,
Lia
Olá Poetisa Lia! Poema AMOR - "Ah! sim eu quero rever-te a medo; Terno segredo — que em minh’alma habita; Mas, vês? Eu tremo… teu sorriso anima: Vê, se o que digo, o teu dizer imita…". Mestre é você Lia, gratidão pelo lindo poema de amor. Com certeza, o que dizes, os meus dizeres imitarão..., pela doçura de palavras que vertem da sua subjetividade poética. Muito obrigado pelo comentário sobre a minha poesia "Amar", sempre é uma honra receber seus elogios. Forte abraço.
SERGIO NEVES - ...meu amigo...,..."mataste a pau"..,...uma verdadeira "aula" poética sobre o que e o amar...,...um tema apaixonante por ti versado com imensa maestria...,...se poetar com tal grandeza é viver, com certeza vida longa terás... /// Abcs.
Olá Poeta Sérgio! Obrigado por metaforizar o nosso poema "Amar", suas palavras balizadas nos motivam para a construção poética. O seu talento poético é admirável, no seu poema "Em Ti", resume o meu poema "Amar", nos seguintes versos: /Me entrego ao teu olhar, Mergulho em teu corpo, Satisfaço-te,...e a mim.../ Esse é o sentimento de Amar. Forte abraço.
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.