Arlindo Nogueira

QUE TIRO É ESSE?



Tiro na antiga Fenícia destampa

Sour encampa para tiro perfeito

O Príncipe Péricles foi tiro feito

Estrondoso sucesso de interesse

Não seria cidade se ele perdesse

No futuro são tiro e sour juntos

Só uma pergunta que tiro é esse?

 

No Sul de Sidom na mira do tiro

Tiro do Rei Quelbi foi navegador

No mar Mediterrâneo o sonhador

Na mercadoria ele tinha interesse

Ficaria frustrado se ele perdesse

A colônia dos tírios em conjunto

Só uma pergunta que tiro é esse?

 

Tiro na África na costa do Norte

A mira é regra desde de Galileu

É regra também lá no mar Egeu

O tiro na mira tinha seu interesse

Sem mira é como se ele perdesse

As duas ações que andam juntas

Só uma pergunta que tiro é esse?

 

Tiro ou Sour antiga cidade fenícia

No sul do Líbano do chefe Hirão

De Shakespeare em apresentação

O símbolo comercial de interesse

Sem isso é como se ele perdesse

A ilha de tírios de mira conjunta

Só uma pergunta que tiro é esse?

 

  • Autor: Arlindo Nogueira (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 17 de Junho de 2023 02:08
  • Comentário do autor sobre o poema: Escrevi a Poesia “Que Tiro é Esse? ”, como curiosidade de conhecer a história de uma cidade de nome “Tiro”. Ela é uma antiga cidade fenícia, cerca de 32km, em uma linha direta, ao sul de Sidom. Sidom era a cidade fenícia mais antiga, mas Tiro teve uma história mais longa e ilustre. O comércio de todo o mundo estava concentrado nos armazéns de Tiro. “Os mercadores tírios foram os primeiros que se aventuraram a navegar nas águas do Mediterrâneo; e fundaram suas colônias nas costas e ilhas vizinhas do mar Egeu, na Grécia, na costa norte da África e outros lugares. No tempo de Davi uma aliança amigável foi firmada entre os hebreus e os tírios, que foram longamente governados por seus próprios reis, como o Rei Quelbi e o Monarca Hirão. Essa antiga cidade da Fenícia, cujas origens estão envoltas em mistério até hoje. No século XI a. C., quando atinge o máximo esplendor, Tiro chegou a deter o poder principal da Fenícia e a exercer uma certa hegemonia sobre ela. Tiro foi fundada pelos fenícios em uma pequena ilha no litoral sul do atual Líbano no terceiro milênio a.C. e foi unida ao continente por aterros durante o reinado do monarca Hirão I (969-939 a.C.). Péricles, príncipe de Tiro foi um estrondoso sucesso em 1608, talvez o maior êxito de público da carreira de Shakespeare. Tiro foi uma cidade fenícia localizada no sul do atual Líbano e pode ser considerada como um dos pontos de encontro entre as culturas do mediterrâneo. Tratava-se de um símbolo do poder comercial e militar que os Fenícios exerceram no mar mediterrâneo, sendo Cartago sua colônia mais próspera. A população de hoje, em referência à caráter tão desbravador, nomeia a cidade, desde a sua emancipação oficial, de simplesmente "Tiro". Curiosidade: No Novo Testamento diz: Jesus visitou a região ou "costa" de Tiro e Sídon, e desta região muitas pessoas saíram para ouvi-lo pregar. No Livro Atos.[54] descreve a viagem de Paulo a Tiro, onde permaneceu por sete dias. E no livro do Apocalipse, [56] o capítulo 18 alude extensivamente à descrição mercantil de Tiro em Ezequiel 26-28. Boa leitura da nossa poesia, sobre a história de “Tiro”, ratificando que atualmente, Tiro ou Sour é uma das maiores cidades do Líbano.
  • Categoria: Fantástico
  • Visualizações: 6

Comentários2

  • Shmuel

    Interessante saber Isto! Fez uma boa explanação!
    Abraços!

    • Arlindo Nogueira

      Olá Poeta Shmuel! Obrigado pelas suas balizadas palavras, de carinho ao nosso poema, o que sempre para o poeta é reconfortante. Grande abraço.

    • LEIDE FREITAS

      Viram? Poema é cultura.
      Parabéns por tão belo poema.

      Boa tarde, poeta Arlindo Nogueira.

      • Arlindo Nogueira

        Olá Poetisa Leide! Obrigado pelo carinho. Forte abraço.



      Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.