Jose Fernando Pinto

Envelhecer

Envelhecer é aprender a utilizar um novo olhar, ter sensibilidade ao tocar, deixar o extraordinário acontecer. Envelhecer é lutar, por vezes perder, mas principalmente, é aprender! Envelhecer é olhar o outro como você, de dentro para fora e sem muita demora, ao outro compreender.

 

Envelhecer é ser espelho, refletir e dividir conselho, mas se o outro não o quer, paciência, ele não será o primeiro. Envelhecer é ser feliz como os pássaros, voar, planar com liberdade, sem malícia ou maldade que derrubem você, isso sim é envelhecer, voar por aí, sem saber aonde ir, sem ninguém para intervir, ou que pague para ver.

 

Envelhecer é ensinar, repartir e doar o que há em você, teus sonhos e metas, cada uma das descobertas que lhe ensinaram crescer. Envelhecer é aceitar teu passado, teu presente esperado, e o futuro marcado para acontecer, repleto de realizações, de sonhos e canções que assim como teu riso faz o outro embevecer.

 

Envelhecer é viver como as flores, enfeitando jardins, colorindo os amores durante as primaveras, e quando o outono chegar, o inverno apertar, é o teu riso brilhante, a alegria constante que estará sempre a nos contagiar.

 

Porque envelhecer é uma magia, é transformar todo dia o seu amanhecer, construir fantasia, desenhar utopia para o outro entreter. Envelhecer é viver mais um dia, é buscar sintonia, é fazer poesia para a vida compreender!

 

Jose Fernando Pinto

Comentários3

  • Lia Graccho Dutra

    Bom dia,
    poeta Jose Fernando!

    Gratidão pela partilha
    dessa bela reflexão poética.
    Saber envelhecer
    com um pouco de poesia,
    paz, amor e alegria,
    é uma sábia escolha.
    Parabéns
    e inúmeras palmas!

    Carinhoso abraço,
    Lia

    • Jose Fernando Pinto

      Gratidão querida Lia, envelhecer é uma dádiva, uma arte, que possamos colher os frutos plantados vida afora envelhecendo com muita saúde e poesia, grande abraço!

    • Maria dorta

      Sem duvida,poeta JF, envelhecer bem é uma dádiva e bem melhor que seu contrário,isto é, morrer jovem. Mas,infelizmente até nisso o homem sai na melhor. Cabelos brancos no homem é " charme" e na mulher...bem , é velhice mesmo! E para ela há uma série de pecados e há sempre um dedo inquisidor em direção a mulher " velha". Uma pena! Mas,meus aplausos pelo teu excelente poema!

    • @(ND)

      Belos versos, envelhecer é uma magia da vida também, é saber dessa água beber e sem demora saciar sempre a sede deste tempo que é dádiva de Deus! Bela poesia, poeta!

      • Jose Fernando Pinto

        Gratidão querida Neiva, como disse o poeta, "a coisa mais moderna dessa vida é envelhecer". Grande abraço!



      Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.