Vlad Paganini

ORIGEM



ORIGEM

 

Negro Machado de Assis

Negro Cartola, o seu Agenor, cidadão do Mundo

Branco Tom Jobim, a música, a bossa, grande poeta e seus Brasis

Negro o negrume da noite funda com estrelas e luares

Branco e dourado o sol poente, a fé que pulsa dentro do peito da gente

 

Negra a música soul, o jazz, o samba

Branco o Amor  

Negra a felicidade

Negro o silêncio e a solidão, a canção do exílio

Negro e negra Billie Holiday do negro blue

Branca a vida azul

 

Branco o Universo que soa um som bemol

Negra Bahia, negra África, negro Deus

Branca a Paz Mundial

Negra a constelação no espaço sideral

 

O que importa não é a cor nem a origem  

O que importa é o nosso único e verdadeiro Deus

E o Amor que mora dentro da gente! 

Vlad Paganini

Todos os direitos reservados

 

‘Não podemos discriminar uma pessoa pela cor de sua pele, nem por sua origem ou até mesmo por sua religião, perante Deus somos todos iguais.

  • Autor: Vlad Paganini (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 26 de Maio de 2023 16:44
  • Comentário do autor sobre o poema: Uma mensagem poética aos lacradores e ‘mimimis’ do preconceito de cor e de raça! Vivemos em tempos sombrios, onde nada pode mais ser dito como por exemplo: 'nega do cabelo duro' 'dia de branco' (que quando usado não é para o racismo), 'lápis preto' agora é lápis afro descendente, rasgando mesmo o verbo: saco cheio de toda essa lacração, de todo esse assassinato também em nossa língua portuguesa que é tão rica e tão bela, como por exemplo esse TODES, nojo dessa geração e dessa esquerda medíocre, falsa, lacradora! Amo meu País e amo pessoas seja qual for a cor delas, o que mais importa não é a corda pele e sim o caráter! Abraços a todos! Vlad Paganini
  • Categoria: Amor
  • Visualizações: 9
  • Usuários favoritos deste poema: Shmuel, SANTO VANDINHO.

Comentários3

  • Shmuel

    Muito lindo meu Conde da poesia! Quanta sensibilidade e empatia, em um texto apaixonante e necessário para este momento estranho. Racistas não passarão.
    Abraços!

    • Vlad Paganini

      gratíssimo meu caro amigo Poeta Shmuel, sempre bom te ver por aqui! gratidão sempre! Vivemos tempos sombrios, muito triste! abraços sinceros e poéticos pra ti!

    • SANTO VANDINHO

      Reflexivo e desabafo atual, pois parece que tudo enlouqueceu mais ainda nesse Caos Universal ! Paz e Bem Poeta !

      • Vlad Paganini

        Santo Vadinho, boa tarde, estamos vivendo tempos sombrios, não somente com relação ao preconceito racial, mas em todas as esferas, peço a Deus sempre que ilumine nosso País e o Mundo! abraços poéticos pra ti! Paz e bem pra você também Poeta!

      • Sergio Neves

        SERGIO NEVES - ...é, meu amigo...,...tá todo mundo louco! (...todo mundo "do lado de lá"... -se é que bem me entendes...) // ...eu não vou dizer que gostei mais do "comentário do autor sobre o poema" do que do poema em si, porque os teus versos tão de uma qualidade de se admirar, sábia e poéticamente...,...ótimos! / ...mas, o "comentário" pela sua forma mais direta -podemos dizer assim, pega bem no "cerne" da questão -sem o "douro da pílula" que, inevitavelmente, "pincelamos" na poesia...,...tá bastante contundente quanto ao assunto, deixando bem claro toda uma indignação -toda uma justíssima indignação!...,...e, se me permitir, assino em baixo... // ...resumindo: -...tá tudo muito digno aqui nesses teus escritos... /// Abçs

        • Vlad Paganini

          Caro Sérgio, tá todo mundo louco sim! vivemos em tempos sombrios, um verdadeiro pesadelo, só espero que eu não precise partir para Marte, porque tá difícil viver aqui com tantas atrocidades! Muito grato sempre pela visita e por apreciar o que escrevo! um forte abraço poético pra ti!



        Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.