Voleibol, Futebol...
É a bola voando,
rolando nas quadras e campos.
Na memória da infância,
buscando o tempo de criança
no longínquo passatempo.
Este poema é singela dedicatória
às lembranças de outrora,
que povoam a mente,
e não mais que de repente,
caem na armadilha do dia a dia
para emergir em eloquente euforia
Sentimentos familiares
que encerram recordações
de tempos singulares.
Quando um jogo de bola
podia provocar indeléveis emoções,
até num jogador meia-sola.
Reminiscências de afetos e afagos
de tios, primos e amigos das redondezas
Jogando, brincando...
Sem preocupações ou incertezas
Enfim, com a família festejando
no Esporte Clube Valim.
- Autor: Helio Valim (Pseudónimo ( Offline)
- Publicado: 22 de junho de 2020 14:12
- Comentário do autor sobre o poema: Recentemente me deparei, na Internet com o blog “História do Futebol”, onde encontrei material, que há algum tempo procurava, contando a história do Esporte Clube Valim. Fiquei muito feliz por ter acesso à reportagem tão completa. Faço parte da geração seguinte da família Valim, meu pai, já falecido, é o Helio Valim, que, nas fotos da reportagem, aparece ao lado de meus tios. O blog “História do Futebol” (https://historiadofutebol.com/blog/) realiza um intenso trabalho de resgate da história dos times/clubes do subúrbio do Rio de Janeiro e de outras cidades. Hoje os clubes de bairro perderam o papel social, esportivo, cultural e comunitário que possuíam. Infelizmente! O Esporte Clube Valim foi fundado do dia 1º de outubro de 1927, pelos irmãos Valim: Faustino, Hermes, Silvio, Brasilino, Evelino e Helio. A sua sede atual (uma quadra poliesportiva), se localiza no Bairro Todos os Santos na cidade do Rio de Janeiro.
- Categoria: Não classificado
- Visualizações: 16
Comentários3
Bela história sendo contada em forma de poema, fica ainda mais prazerosa. Parabéns poeta, uma linda história !
Abraços!
Olá Ernane! Obrigado pelo comentário. São fragmentos de lembranças apresentados no formato de "crônica poética". Um grande abraço.
Um poema cheio história, muito bonito e interessante.
Abraço
Obrigado pelo comentário meu amigo! Um pouco de prosa contextualiza e apresenta a motivação particular dessa poesia. Um grande abraço.
Que alegria ver pessoas com um olhar totalmente valioso, diferenciado do esporte, como desejo que tenham mais! Já fui atleta, vivo esporte ainda,mas como temos desafios para evoluir...!! Parabéns Helio, voce narrando um evento faria muitos corações vibrarem!!
Olá Marcos. Muito obrigado pelo comentário tão generoso. Esse texto é uma saudação ao meu pai que na juventude praticou muitos esportes (principalmente futebol e basquete). Pelo colégio, pela faculdade de medicina e, claro, pelo E. C. Valim. Continue vivendo e apoiando o esporte, principalmente dos pequenos clubes. Um grande abraço.
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.