Helio Valim

Casa-grande empresarial

 

O capitão do mato de então,

performando, terceirizou-se!

Hoje gerencia grupo de desvalidos,

em trabalho análogo à escravidão.

 

Oprimidos pelo gerente capataz,

colhendo frutas, vivem do infrutífero

fruto de seu trabalho estéril

e sobrevivem à dura rotina sem paz.

 

Sem condições, dormem ao relento!

Enquanto sofrem seus desalentos,

são escravos de ganância imoral.

 

Conivente, a Casa-grande empresarial

admite, de forma nada original,

escravizar em favor do lucro amoral.

  • Autor: Helio Valim (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 2 de Março de 2023 13:46
  • Comentário do autor sobre o poema: Trabalho análogo à escravidão - Segundo o artigo 149 do Código Penal Brasileiro, são elementos que caracterizam a redução a condição análoga à de escravo: submissão a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, a sujeição a condições degradantes de trabalho e à restrição de locomoção do trabalhador. Fonte: BRASIL. Código Penal (2021). Código Penal Brasileiro – 4ª edição. Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2021. Grupo: Poesia no Caos https://www.facebook.com/groups/1218204639013511
  • Categoria: Sociopolítico
  • Visualizações: 11

Comentários1

  • Maria dorta

    Você é da área e teu poema é um grito de indignação a esse tipo de " volta a' senzala"! São muitos ainda os que vivem debaixo do chicote,da humilhação de dormir em um Catre, sendo olhados como nem se olha os animais. É bastante andar pelas fazendas de Norte a Sul para ver esses escravos, enriquecendo os " senhorios". Nas casas dos ricos,as domesticas dormem em cubículos aviltantes e o que comem não é o mesmo petisco que vai a' mesa dos donos. Até quando?!
    Bravos pelo teu grito de indignação. Belo poema!

    • Helio Valim

      Olá, Maria Dorta.
      Sua análise extrapola, brilhantemente, o objetivo do soneto, ressaltando a existência de escravidão dissimulada em nossa sociedade. Devemos trazer essas chagas para luz, para que possamos combate-las.
      Obrigado, um grande abraço, minha amiga



    Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.