A princesinha se tornou bruxa.
Cansou-se de ser tão boa pra todos.
Afinal, ninguém era tão bom com ela.
Guardou a coroa na gaveta e colocou o chapéu.
Decidiu fazer poções no porão
Em vez de brincar de ser bonequinha no salão.
Não quer mais saber de príncipe,
Pois, eles a deixam entediada.
Seu foco agora é descobrir coisas novas.
As respostas gentis deram espaço aos questionamentos sinceros...
"Ora, por que não posso cavalgar ao vento e carregar uma espada na cintura se os príncipes o fazem?
E por que não posso me pronunciar sobre o que dizem ao meu respeito? Por que não posso ter certeza ou opinião?"
Garota promíscua! Agora, deu pra usar calças em vez de saia.
Já não bastava se meter onde não era chamada, nos assuntos sérios do rei?
Os outros reinos tinham uma visão terrível dela.
As outras princesas riam e debochavam,
Os príncipes a desprezavam,
Seus pais se enfureciam cada vez mais.
O que há com essa menina? Perdeu-se!
Rebeldia tem limite e ela ultrapassou.
O rei não poderia aceitar tal comportamento.
Expulsou a coitadinha do castelo.
"Onde irei morar, meu pai?", Perguntou aos prantos.
"Tua morada será onde sua ousadia te levar!"
- Autor: Venus (Pseudónimo ( Offline)
- Publicado: 15 de janeiro de 2023 01:25
- Comentário do autor sobre o poema: Fiz esse texto a algumas semanas, mas só hoje me lembrei de postar. Muito se falam sobre o feminismo e acredito que as feministas sempre foram consideradas as "bruxas" da sociedade, por que as pessoas sempre condenam o que é diferente. Até hoje ouço algumas mulheres dizendo que o feminismo é inútil, mal sabem elas que é graças a luta das feministas, que elas podem dizer isso. . Acho que é importante a gente procurar entender o quão importante foi a ousadia das mulheres do passado, pois se não fosse por elas, eu que sou mulher não poderia nem estar postando esse texto, pois seria um escândalo uma mulher estar escrevendo uma crítica tão direta a sociedade.
- Categoria: Conto
- Visualizações: 20
Comentários1
Crítica corajosa e bastante pertinente. Demonstra que és inteligente e bem antenada com a realidade e o momento em que vivemos. Subverter a ordem estabelecida na Sociedade,pelos homens,pelos Poderosos( sempre homens!) levou muitas mulheres a' prisão,a' fogueira...a História registra a luta feminina para se impor,ter vez,voz,fazer livremente,o que desejar. Só.os cidadãs. Temos os mesmos direitos...e devemos saber nos impor. Sem mulher não haveria seres humanos,são elas que os gera e os cria. Aplausos de pé!
Muito obrigada, querida poetisa. Muito me alegra seu comentário. Eu tenho pensado muito nesses assuntos e prestado atenção no quão exigente a sociedade é com as mulheres, ao contrário de como é com os homens. Infelizmente, vejo esse tipo de situação acontecer entre mulheres também. Não que seja errado uma mulher alertar a outra, o erro está em uma mulher querer que a outra seja como ela, querer que as outras sejam mais como "princesinhas" ou "bonequinhas de porcelana", sem personalidade e sem voz. Mas, aos poucos, as mulheres estão aprendendo a falar, a se impor, a ter opinião própria.
Concordo contigo. Mas,não esqueça como as mulheres foram " educadas", que exemplos tiveram de submissão e " boca calada", de como foram anuladas pela família tradicional,pela sociedade machista e castradora...enfim, essas mulheres que agora " julgamos" infelizmente são produto dessa sociedade hipocrita e castradora em que sempre vivos
Poucas escapam como você!
Sim, isso é a mais pura verdade. É tudo consequência que só nós, mulheres, sofremos.
Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.