CAPÃO PECADO

Arlindo Nogueira

Capão Pecado um romance das bordas do centro,

emergido de momentos vividos daquela turma

fotografias do Guma um olhar que vem de dentro.

 

Capão Pecado um livro de cunho transacional,

retrato periférico distal em ângulos adjacentes

contexto irreverente das do cânone universal.

 

Capão Pecado reflete a literatura dita marginal

é uma história real que contém muitas nuances

baseadas no romance dos jovens Paula e Rael

 

Capão Pecado fala do gueto em tom diferente,

as vozes e as lentes são de dentro para fora   

desnude da história que cinge a nossa gente

 

Capão Pecado traz na capa o arame do revés

marca o viés vivenciado desde sua infância

vida cheia de esperança e confiança de Ferréz.

  • Autor: Arlindo Nogueira (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 19 de agosto de 2022 00:29
  • Comentário do autor sobre o poema: Escrevi a Poesia “Capão Pecado”, baseado no Livro Capão Pecado do escritor Ferréz, que expõe de maneira visceral a realidade nua e crua da comunidade do Bairro Capão Redondo, na periferia de São Paulo. O texto narra a luta diária pela sobrevivência, das pessoas que vivem nesse Bairro, que parece uma prisão sem chaves e sem muros, que dita suas próprias leis, onde a liberdade se conquista a duras penas. Capão pecado é um livro que contextualiza a resistência e a existência dessas comunidades desiguais do nosso País. O livro usa a literatura marginal, um português com certeza fora das regras do cânone universal. Na poesia “Capão Pecado”, refendamos o “Guma”, fotografo da periferia, no 3° verso da 1ª. estrofe, “fotografias do Guma um olhar que vem de dentro”. Guma nasceu e cresceu no Pirajuçara, Taboão da Serra – SP, fotografo das rodas de capoeira angolana, tornou-se integrante ativo do grupo capoeiras de angola irmãos guerreiros. Boa leitura da minha Poesia e do livro Capão Pecado, de Ferréz.
  • Categoria: Não classificado
  • Visualizações: 21
Comentários +

Comentários3

  • Arlindo Nogueira

  • Maria dorta

    Parabéns pela apresentação e análise perspicaz de um livro que revela talento marginal,nem por isso menos louvável. O talento está também na periferia. Tem que ter,como você tem,olhar inteligente e arguto para o reconhecer. Aplausos!

  • Arlindo Nogueira

    Obrigado Poetisa Maria dorta, seus aplausos são indicadores de sua sensibilidade e subjetividade poética, pela estético da linguagem escrita e pela arte literária. Igualmente aplausos para você.



Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.