Mariana Lopes Costa

Vozes das Vozes que me Gritam

Olhos cabisbaixo como quem na sala não quer entrar,Fala bem baixinho como se a voz não pudesse soltar.

As vezes quando a porta bate as faces mostra espanto, Entre uma palavra atrás da outra mostra-se desespero, cai aos prantos.

No teto da sala fala-se de paisagem, aos olhos de muitos outros tudo que diz é pura bobagem, pura miragem.Olhando para mim, com olhos cinzentos, tentando transpassar uma vida de tormento, implorando para mim escuta-me o meu sofrimento.


Calejado está essa garganta de tanto que grita sem parar, são palavras que saem da boca de quem não para de escutar.
Comandos aqui comandos aculá, vultos que passam o tempo todo de lá e pra cá.


Perguntam-me doutora quando é que tudo isso vai passar? Digo a eles pode falar, pode gritar, estou com meus ouvidos à te escutar.


Então bem calmamente começam a dizer, estou vendo alguém aí atrás de você dizendo para mim que essa vida não vale o viver, então olho na direção e entro nessa ficção para dizer, que tudo que nada se vê, eu estou vendo e consigo te entender.


Aos poucos tudo vai se encaixando, e o que grita passa calmo a dizer, doutora não faz sentido objetos e sombras andar com você, pergunto como é que faz para chegar nessa conclusão, a resposta é bem clara, falar com médico e aqui ficar de conversação.


Com o tempo o discurso vai mudando, as falas ficando organizadas e o pensamento clareando, e do nada passam a sonhar, coisas tão boba como ir no cinema, parques e querer trabalhar.


E ainda comentam doutora tenho algo a te contar acredita que esses dias conheci uma pessoa e comecei a namorar daqui algum tempo se tudo firmar penso até de casar.


Depois de tanta escuta vou embora com calma no coração, pensando que de algum modo colaborei com certas progressão, evolução... É inacreditável saber que tem gente que vê gente como a gente como loucura sem medicação, deve ser mais loucos que os "doido" não tem outra explicação.


Como pode homem civilizado não entender tamanha imaginação, não sabe que na verdade que quem é louco é quem não tem coração.


Não venha com rótulos para quem tem sofrimento, sai pra lá com essa de "louco" se você não entende de tormento.


Deixa pra lá todo esse preconceito que faz você querer falar hospitaliza esse sujeito, não liga para eles você que tem grande imaginação, mostra esse mundo onde habitam, mostra-me essa voz dessas vozes que te gritam...


(Escrito inspirado na experiência e vivências de uma Psicóloga atuante em um Centro de Atenção Psicossocial, Mariana Lopes Costa) 

  • Autor: Mariana Lopes Costa (Offline Offline)
  • Publicado: 21 de Maio de 2022 00:37
  • Categoria: Não classificado
  • Visualizações: 20
  • Usuário favorito deste poema: Antonio Olivio.

Comentários2

  • Antonio Olivio

    Está aí uma profissão, que é também uma missão nestes dias e nos dias passados em que pessoas necessitam tanto desta atenção.
    No passado havia tanto preconceito com as doenças mentais que milhares de doentes foram dizimados pela ignorância de autoridades que deveriam cuidar .
    Os psicólogos ,os psiquiatras e os assistentes sociais merecem todo nosso louvor , porque estão na linha de frente deste combate pela vida e pela saúde mental do nosso povo.
    Parabéns pela sua sensibilidade Mariana, em trazer este tema de forma tão linda , para a nossa reflexão!

  • Anny

    A escuta é importante para todos nós. Falar de suas angústias, ter um canal para desabafar é essencial. Parabéns pela reflexão! Um bom dia!



Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.