Elfrans Silva

PANDEMIA

PANDEMIA 

Pandemia é uma epidemia 
Sai do seu lugar de origem, 
E se espalha geograficamente, 
Atinge o mundo inteiro
Todas as raças, toda gente 

 

Qualquer doença infecciosa 
Que se espalha rapidamente 
Uma Moléstia contagiosa 
Atinge uma região inteira, 
Um país, um continente... 

 

Mesmo vendo o outro morrer
É do homem crer, não crer
É mais fácil duvidar
Ou um culpado apontar 

 

Foi assim desde o princípio
Se omitir do compromisso 
De tomarmos mais cuidados
Até ao fim iremos ouvir
"Maldita a terra por causa de ti"
E a nós, por nossos pecados
            (Elfrans Silva)

  • Autor: Elfrans Silva (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 2 de Dezembro de 2021 16:01
  • Categoria: Reflexão
  • Visualizações: 37

Comentários4

  • Jucklin Celestino Filho

    Boa descrição desta doença terrível. Os cuidados contra ela são necessários. Nos previnamos, pois ainda não acabou.Evitemos aglomerações e cuidemos de nos vacinar.
    Parabéns, caro poeta , pelo oportuno texto.
    Boa tarde.

    • Elfrans Silva

      Boa noite amado poeta Jucklin. Vdd. Infelizmente não acabou. Não sei em que round estamos. Não se deve jogar a toalha pra esta luta. Os cuidados são necessários se queremos sair vencedores. Um forte abraço amigo. Deus guarde a todos nós. Gratidão por comentar nestes versos. Boa noite

    • Maria dorta

      Um país com os contrastes do Brasil,com gente com pouco estudo( de propósito,para ser massa de manobra) se não tiver disponível uma coisa chamada vacina,acompanhada de exemplos de quanto é o dispensável para melhorar os índices de contágio e de mortalidade,como imputar responsabilidade a quem " se descuidou"?! Seus versos estão corretos,mas o conteúdo também deve ser correto. Então os culpados das mortes foram " os que se descuidaram" etc ?! Só eles?!

    • Elfrans Silva

      Bom dia poeta Maria Dorta. A lista de descuidados é longa demais. Tem aqueles que não aceitaram se vacinar por causa do medo da vacina alegando que ela era uma armadilha; matar e não curar. Outros se recusaram usar máscaras; outros viajaram de estado para estado quando a ordem era não o fazer. Bares e lanchonetes, principalmente, foram locais de aglomeração qdo estava proibido se aglomerar. Ninguém se atira no fogo por conta própria, mesmo que outro tenha mandado acender o fogo. Foi flagrado o desvio e o encaixotamento de vacinas em depósitos, retardando, também, sua distribuição. E por aí vai. Esses flagrantes de culpabilidade, está em ambos os lados. Político e cidadãos civis normais. Por isso meu poema não chama a atenção para "cuidados" apenas; e sim, "mais cuidados". Se o estudo secular é pouco, a educação de lar, de berço deve repor e ajudar em qualquer situação. Afinal, TV principalmente, estava em cima dessa tragédia, condenando os que se supunham estar errados. Vejo a mesma mídia anunciando carnaval com muita antecedência. Futebol voltou a lotar estádios e tendo apoio televisivo. Bares aqui em Maringá, estão lotados. O "POVO" que não seria o culpado" da epidemia se alastrar, não precisa se dirigir à esses lugares, não é? Porém, não é simples questão de falta de estudo, mas, sim, forçar a culpa sobre alguém ou alguns. No poema chamo responsabilidade de todos. E foi assim desde o Édem: acusar o outro. É mais "facil". Seu comentário me alegra e vejo nele pontos lógicos e favoráveis tbm. Qdo repito a frase bíblica, " maldita a terra por causa de ti", é exatamente pra lembrar esse e aquele de que a luta não terminou e de que não precisamos seguir a multidão ou buscar culpados. Toda informação necessária está ai. O restante não tem sido questão de culpa, mas, sim, desculpa. Abraços fraternos amiga. Trocar comentários contigo é mais que privilégio. É um prazer, uma honra. Bom dia de todo meu coração.

    • SANTO VANDINHO

      Reflexiva e atual sua poesia poeta ! paz e bem !

      • Elfrans Silva

        Paz e bem poeta amigo. Esta foi para contribuir no seu mesclado, e o fiz com grata satisfação. Abraços.



      Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.