Jose Fernando Pinto

Eu envelheço na cidade

Eu sou de outro tempo, cheguei até aqui com o vento, venho de uma terra distante, não trago prata ou ouro, mas carrego comigo um tesouro, os cabelos grisalhos, a barba branca, as rugas e a esperança de ver um mundo melhor. Cheguei aqui ouvindo Belchior, uma fotografia 3x4 era meu único retrato, li as notícias de terra civilizada e junto da passarada ouvia galos noites e quintais.

 

Porque eu sou de outro tempo, do tempo de Raul Seixas e Sergio Sampaio, tempo em que sociedade alternativa, de simples narrativa, transformou-se num “balaio”. Tempo de ideias mirabolantes, dos rocks provocantes, tempo de Zé Ramalho e dos Mutantes, das calças boca de sino, “pra não dizer que não falei das flores” era um hino, e o verdadeiro rei do baião era nordestino.

 

Sim, eu sou de um tempo antigo, quando as crianças corriam no parque, os pais ouviam Chico Buarque e logo ali na esquina alguém tocava Elis Regina, um tempo em que o Pink Floyd era a terapia, o Rush fazia música com maestria, enquanto em Minas Gerais naquele momento, crescia a voz do Milton Nascimento.

 

Clube da esquina, 14 Bis, não, não falo de aviação, falo de composição, de como a emoção chegava ao público “com a alma encharcada e a roupa repleta de chão”, por vezes numa boleia de caminhão, noutras, atrás das grades de uma prisão. Sim, eu sou do tempo em que quase tudo era proibido, e que a arte foi o estampido que ajudou a liberdade chegar, eu sou do tempo que a música, a poesia, a fantasia eram sim uma bandeira, e era um orgulho carregar.

 

Eu cresci nos anos 80 e longe demais das capitais, “eu me sentia um estrangeiro, passageiro de algum trem”, não o trem de ferro, mas do grito, do brado retumbante, da legião urbana daquele tempo que transformava a plebe rude no capital inicial da redemocratização desse vasto país, colorindo um novo matiz para a chegada dos anos 90.

 

Até chegar aqui eu tive que correr para ver a passagem de um cometa, ouvia Gil e Paralamas nos barracos da cidade, enquanto as rádios piratas promoviam revoluções por minuto num rock brasileiro astuto. Sou do tempo dos festivais, dos saraus de poesia nas praças, tempo em que a “indignação” não era apenas uma música, era o grito da geração, a busca do verdadeiro mundo livre, da livre iniciativa, do maracatu, do punk rock, músicas racionais que marcavam sinais da evolução, eu sou do tempo que a música tocava no compasso do coração.

 

Eu sou de outro tempo, sou de outro milênio, e como prêmio eu cheguei até aqui, sobrevivi ao fim do mundo até chegar à internet. Sou do tempo das cartas, dos telegramas, fitas cassetes e melodramas, ainda lembro do Zeca Baleiro tocando o heavy metal do senhor, dos dias secos e molhados como grande novidade, e hoje rabiscando essas linhas saudosistas, eu envelheço na cidade.

 

Jose Fernando Pinto

Comentários6

  • Altofe

    Foi muito bom revisitar todas essas memórias históricas e musicais pela linhas de seu poema.

    • Jose Fernando Pinto

      Gratidão Jose Altofe, tenho a estranha mania de brincar com as memórias criando essas histórias! Grande abraço!

    • Maria dorta

      Linda composição ,quase auto biografia,escrita com maestria,vais resgatando parte da nossa( tua) histórias e sabor poético. Sou desse tempo tambem!. Como onda no mar de meu viver,você me fez percorrer meus passos juvenis,em meio a arte musical,aos costumes d antanho...me deu uma saudade medonha. Aplausos de pé!

      • Jose Fernando Pinto

        Gratidão querida Maria Dorta, resolvi brincar um pouco com as poesias e a aproximação do meu cinquentenário, é sempre uma desculpa para escrever, rsrs! Grande abraço!

      • Shmuel

        Um passeio maravilhoso! Uma viajem na primeira com destino ao universo musical. Um poema com conteúdo primoroso. Fiquei encantado diante de tanto bom gosto.
        Abraços,

        • Jose Fernando Pinto

          Gratidão amigo Shmuel, tentando condensar tantos anos em poucas linhas de poesia, rsrs! Grande abraço!

          • Shmuel

            Um passeio maravilhoso! Uma viajem na primeira classe, com destino ao universo musical. Um poema com conteúdo primoroso. Fiquei encantado diante de tanto bom gosto.
            Abraços,

          • Edla Marinho

            Uma viagem... De bom gosto e sabedoria, com beleza ímpar!
            Parabéns, José Fernando, meu abraço!

            • Jose Fernando Pinto

              Gratidão querida Edla, uma viagem, isso mesmo, um resumo daquilo que vivenciamos vida afora! Grande abraço!

            • Hébron

              Um poema fabuloso!
              Uma fantasia musical com a melhor poética!
              Parabéns, meu amigo

              • Jose Fernando Pinto

                Gratidão amigo Hébron, envelhecer faz a gente pensar ainda mais, rsrs! Grande abraço!

              • Meno Maia Jr.

                QUE SAUDADE DESSA ÉPOCA IMPAR. É! O TEMPO NÃO PARA. NÃO PARA NÃO! SAUDOSO CAZUZA TINHA RAZÃO! PARABÉNS POETA. UM ABRAÇO!



              Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.