Abel Ribeiro

Os mistérios meu e seu


Aviso de ausência de Abel Ribeiro
NO

Não há um só humano que não tenha na sua mente mistérios que lhe rondam constantemente. Há em todos nós perguntas sobre nós. Elas muitas vezes são segredos e outras vezes se expressam em dias de tristeza de ou alegria em gestos rápidos.  

Talvez seja por isso que muitas mentes frágeis busquem na religião a saída que está em si mesma, dai tornam-se reféns do transcendente quando a verdade é uma linha frágil da vida que só se encontra quando nos encontramos consigo mesmo. Claro que nesse labirinto o erro é uma necessidade do convívio social que nos faz descobrir em certas circunstancias muito mais que o acerto.  

Eu, às vezes escrevo como agora estou para soltar minhas palavras ao mundo de maneira que as verdades guardadas em mim se tornem públicas. Não preciso de um livro sagrado e nem de conselhos para isso fazer. Meus sonhos e pesadelos são meus e de mais ninguém e não sei explica-los por inteiro; eles se expressam no meu íntimo de forma distorcida como um filme de ficção.  

Contentemo-nos em aprender, (des)aprender e aprender, para isso a saída é viver intensamente essa enigmática vida. A gente peca muitas vezes como por se enfrentar com nossa consciência e deixa nosso inconsciente se manifestar da maneira que achar melhor, nos rendemos as convenções e o quotidiano nos move como uma tempestade arrasta a pequena nau.  

Há ainda aqueles que buscam uma substância que lhe dê uma resposta, um rumo; seja cigarro, cerveja, maconha, ópio ou quem sabe todas as drogas que entorpecem sua alma temporariamente e o destrói. Venho intuindo que o maior exercício da vida e o mais difícil é se olhar, é perceber-se a si mesmo. As vezes isso acontece quando estamos de frente com um psicólogo, terapeuta ou amigo, mas nuca é o suficiente.  

A descoberta do eu é isso, somos insuficientes a nós mesmos, não nos bastamos e precisamos sempre do outro para aprender e nos responder o que em nós é vida.    

  • Autor: Abel (Pseudónimo (Offline Offline)
  • Publicado: 1 de Junho de 2021 15:33
  • Categoria: Não classificado
  • Visualizações: 12
  • Usuário favorito deste poema: Julia maria.

Comentários1

  • Shmuel

    Bonito texto, caro poeta! Muitos recorrem a substâncias não recomendadas, e se tornam dependentes, outros se rendem a discursos pseudos - religiosos. Infelizmente assim caminha uma boa parcela de pessoas.
    Abraços!



Para poder comentar e avaliar este poema, deve estar registrado. Registrar aqui ou se você já está registrado, login aqui.