Tatiana Belinky foi uma escritora infantojuvenil, jornalista, roteiristas e também tradutora de obras em francês, alemão, russo e em inglês.
Nascida em 18 de março de 1919, na cidade de Petrogrado (atualmente chamada de São Petersburgo), na Rússia, ao longo de sua trajetória, Tatiana foi responsável por escrever, traduzir e adaptar mais de 250 obras infantojuvenis.
Escritora das mais importantes e respeitadas do Brasil, Tatiana teve muitos livros publicados, algumas de suas obras de maior destaque são: “Coral dos Bichos”, “Diversos russos”, “Limeriques”, entre outras.
Tatiana Belinky: sobre sua vida
Tatiana Belinky nasceu na Rússia e se mudou com seus pais e seus irmãos mais novos para o Brasil em 1929, quando tinha apenas 10 anos. A mudança foi devido as guerras civis que assolavam a União Soviética naquela época.
Eles passaram, então, a morar em São Paulo e lá ela foi radicada, recebendo cidadania brasileira. E em São Paulo ela residiu até o dia de sua morte. Quando mudou-se para cá, ela já era fluente em alemão, russo e em letão.
Uma curiosidade aqui é que desde pequena ela dizia que queria ser uma bruxa, porque elas eram bonitas e tinham poderes. Mas quando chegou ao Brasil e conheceu a Emília do Monteiro Lobato, então decidiu que queria ser ela.
Tatiana Belinky estudou na faculdade Mackenzie, sendo que ao completar o curso, já com seus 18 anos, ela passou a trabalhar como secretária-correspondente bilíngue, do português e do inglês.
Dois anos mais tarde ela ingressa na faculdade São Bento, fazendo o curso de Filosofia. No entanto, não leva o curso adiante, o deixando no ano seguinte, em 1940, depois. Nessa mesma época ela casa-se com Júlio Gouveia, um educador e médico. Eles tiveram dois filhos.
Início de sua carreira como roteirista e escritora
No ano de 1948, já com seus 29 anos, Tatiana começa a escrever suas primeiras peças de teatro infantis, fazendo adaptações, traduções ou criando os textos que seu marido produzia e fazia também a direção.
Ela começou a trabalhar na extinta TV Tupi, onde tinha programas de teatro ao vivo que passavam toda semana. Lá ela permaneceu por quatro anos, até o ano de 1966. Essas peças eram ou obras nacionais e internacionais adaptadas ou obras de sua autoria. É nessa época que ela recebe seus primeiros prêmios literários.
A primeira série adaptada para televisão da obra de Monteiro Lobato, Sítio do Pica-Pau Amarelo, foi feita por Tatiana Belinky.
No ano de 1972 ela começou a trabalhar na TV Cultura e também trabalhou em jornais como Folha de São Paulo e Jornal da Tarde, nesses jornais ela escreveu críticas, crônicas e também escreveu artigos.
No ano de 1985 ela passa, então, a escrever seus próprios textos, sendo que por esses textos ela recebe vários prêmios.
No dia 25 de outubro de 2010 Tatiana Belinky recebe a maior honraria do estado de São Paulo para brasileiros e estrangeiros: a comenda da Ordem do Ipiranga. Essa honraria é oferecida para quem realizou serviços notórios para o estado.
Em 15 de junho de 2013, aos 94 anos, Tatiana Belinky falece após ficar 11 dias internada em São Paulo, no Hospital Alvorada.
Em seus últimos anos, a escritora publicava livros de crônicas e também de memórias.