Rubem Alves

Rubem Azevedo Alves, mais conhecidos apenas como Rubem Alves, foi um escritor, teólogo, poeta, educador, psicanalista e também pastor.

Rubem Alves

Ao longo de sua carreira, ele escreveu livros religiosos, educacionais e de poesias Rubem é considerado um dos principais pedagogos do Brasil.

 

Sobre sua vida

Rubem Azevedo Alves nasceu em 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, Minas Gerais.

Muda-se em 1945 com sua família para o Rio de Janeiro, ali ele sofre bullying dos seus colegas devido ao seu sotaque mineiro.

Nesse período ele se encanta com o piano e começa a estudar com o objetivo de se tornar um pianista profissional. É nessa mesma época que ele conhece o protestantismo, começando a estudar sobre religião. Tendo concluído os estudos de religião, ele, então, passa a atuar como pastor de sua própria igreja.

Em 1954 ele fica em 1° lugar em Artilharia do curso CPOR (Centro de Preparo de Oficiais da Reserva) qual realizou no estado de São Paulo. Já em 1956 ele recebe um diploma de habilitação que o permitia lecionar piano no Conservatório Carlos Gomes.

Estuda teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas entre 1953 e 1957, tornando-se Bacharel em Teologia. Foi ali onde ele conheceu o teólogo presbiteriano Richard Shaull. E é ali onde conhece Lidia Nopper, com eu começa a namorar.

Casa-se com Lidia Nopper em 7 de fevereiro de 1959 e com ela tem três filhos, dois meninos e uma menina.

Entre os anos de 1958 e 1962 ele foi pastor na Igreja Presbiteriana do Brasil em Lavras, Minas Gerais. No ano de 1964 ele obtém o título de mestre em teologia pela “Union Theological Seminary”, na cidade de Nova Iorque.

Já em 1973 Rubem Alves passa a atuar como professor-adjunto na Faculdade de Educação na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Um anos depois ele é nomeado professor titular de Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na UNICAMP.

Devido a sua visão liberal, ele começou a ter problemas com o protestantismo. Assim, ele teve que abandonar o seu cargo como pastor.

 

Prêmios e reconhecimentos

Rubem Alves recebeu o Prêmio PNBE “O educador que queremos” do governador de São Paulo, no ano de 2003. Ele também recebeu o Prêmio Jabuti (segundo lugar) com seu livro intitulado “Ostra feliz não produz pérola”, na categoria “Contos e Crônicas”.

Também, o poeta e escritor mineiro tornou-se cidadão honorário de Campinas, tendo recebido a Medalha Carlos Gomes de contribuição à cultura. Rubem foi ainda integrante da Academia Campinense de Letras.

 

Sobre suas obras

Em 1980 Rubem Alves recebe o título de psicanalista pela Sociedade Paulista de Psicanálise.

Além de livros de educação, poesia e religiosos, ele também escreveu livros infantis como: “Como Nasceu a Alegria”, “Os Morangos”, “A Árvore e a Aranha”, entre outros.

Rubem é autor de livros teológicos famosos como “Da Esperança”. Muitos o consideram como uma das figuras mais essenciais para a teologia brasileira. Ele foi um dos fundadores de reflexões sobre uma teologia libertadora (Teologia da Libertação).

Em 15 de Setembro de 2012 ele fundou o Instituto Rubem Alves onde encontram-se todas as suas obras e com o objetivo de eternizar o legado desse escritor brasileiro.

No dia 19 de julho de 2014, aos 80 anos, Rubem Alves falece devido a falência múltipla de órgãos. O seu corpo foi cremado e as cinzas foram espalhadas sob um ipê-amarelo.