Oswald de Andrade

José Oswald de Sousa de Andrade, mais conhecido como Oswald de Andrade, foi um poeta, escritor e dramaturgo brasileiro.

Oswald de Andrade

Oswald foi um dos granes nomes do modernismo, tendo sido um dos responsáveis por promover a Semana de Arte Moderna em 1922 em São Paulo.

As obras do poeta eram caracterizadas pelo uso de elementos como a ironia e a crítica. Ele é conhecido por ser uma figura bastante polêmica e um homem irreverente.

 

Sobre sua vida

José Oswald de Sousa de Andrade nasceu em 11 de janeiro de 1890 em São Paulo. Filho da família com boas condições financeiras, teve como pais José Oswald Nogueira de Andrade e de Inês Henriqueta Inglês de Sousa de Andrade, sendo filho único do casal. Sua mãe era irmã do escritor Inglês de Sousa.

No ano de 1900 ele inicia os seus estudos na Escola Modelo Caetano de Campos e no ano seguinte passa a estudar no Ginásio Nossa Senhora do Carmo. Mas ele concluiu os estudos no Colégio São Bento, onde estudou de 1903 até 1908.

Junto com Alcântara Machado e Juó Bananère ele funda o jornal “O Pirralho” em 1911. E é aí que inicia a sua jornada literária.

Oswald forma-se em Direito no Largo São Francisco.

No ano de 1912 ele viaja para Paris e lá entra em contato com o futurismo e também conhece Kamiá, aquela que seria mãe de seu primeiro filho (nascido no ano de 1914).

De volta para o Brasil em 1917, ele passa a residir em São Paulo. Participa ativamente da Semana de Arte Moderna de 1922.

No ano de 1926 ele casa-se com Tarsila do Amaral, mas a relação dura apenas até 1929. Depois, em 1930, ele se casa com Pagu, união essa que durou até 1935.

Quando Oswald casou-se com a pintora e desenhista Tarsila do Amaral, que foi quem trabalhou na ilustração do seu primeiro livro de poemas intitulado de “Pau-Brasil”, os dois fundaram o “Movimento Antropófago”, qual tinha o objetivo de que o Brasil criasse sua cultura através da cultura estrangeira.

 

Sobre sua carreira

Oswald é reconhecido como um dos responsáveis por introduzir o modernismo no Brasil e também por ser uma das lideranças principais desse movimento. Ele ainda foi autor de vários manifestos modernistas, tais como “Pau-Brasil” (um manifesto de poesia) e Antropófago e também é autor do livro de poemas inspirado no modernismo (sendo o primeiro publicado no Brasil nesse sentido), qual fora intitulado de “Pau-Brasil”.

O poeta e escritor Oswald de Andrade era muito próximo de Mário de Andrade, especialmente no começo de sua carreira literária. E os dois se uniriam na introdução do modernismo em solo brasileiro.

Dentre os gêneros de prosa que mais despertaram o interesse do poeta destaca-se o romance. Foi em 1922 que ele escreveu sua primeira obra na prosa, o romance intitulado de “Os Condenados”. Esse fazia parte de um conjunto de três obras, sendo as demais:  “Estrela do Absinto” e “Escada Vermelha”.

Oswald de Andrade faleceu em 25 de fevereiro de 1945, aos 64 anos, devido a um infarto. Seu sepultamento foi no cemitério onde estão seus pais e seus avós: Cemitério da Consolação.