Marly de Oliveira

Marly de Oliveira foi uma ensaísta, professora e também poetisa brasileira.

Marly de Oliveira

A poesia de Marly é filiada a terceira geração do modernismo no Brasil. Ela é também conhecida por ser a ex-mulher do poeta João Cabral de Melo Neto.

 

Sobre sua vida

Marly de Oliveira nasceu no dia 11 de junho de 1935 em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo.

Não existem muitas informações sobre sua origem familiar. O que se sabe sobre Marly é que ela viveu sua infância na cidade fluminense de Campos. Foi ali onde ela se iniciou na literatura, tendo começado com a publicação de poemas em revistas e jornais locais.

No ano de 1958 Marly de Oliveira publica o seu primeiro livro de poesias: “Cerco da Primavera”.

Tempos depois a poetisa muda-se para o Rio de Janeiro e lá ela forma-se em Letras Neo-Latinas pela Pontifica Universidade Católica. Ela recebe uma bolsa para estudar na Universidade de Roma, lá tendo cursado História da Língua Italiana e Filologia Românica.

Foi em Roma que conheceu Giuseppe Ungaretti, renomado poeta que também tinha sido professor na Universidade de São Paulo. Ungaretti leu alguns poemas escritos por Marly em italiano e se encantou pelos versos dela, tendo ele depois apresentado a jovem num programa literário de rádio-televisão que existia ali.

Tempos depois ela retorna ao Brasil e passa a trabalhar como assistente do escritor Mário Camarinha na cadeira de Literatura Hispano-Americana na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e na PUC/Petrópolis.

Marly também atuou como professora de literatura italiana e literatura hispano-americana, bem como professora de italiano.

Ela foi casada com o diplomata brasileiro Lauro Moreira e com ele passou a residir em Buenos Aires, em Genebra e também Brasília por alguns anos. Ela ainda teria um segundo casamento que foi o com o poeta João Cabral de Melo Neto, a década de 80, onde ambos passaram a morar em Portugal e depois no Rio de Janeiro. Esse segundo casamento durou até a morte de Cabral de Melo Neto em 1999.

 

Mais sobre suas obras

As obras de Marly de Oliveira compreendem livros de poesias como: Cerco da Primavera (publicado em 1958), Explicação de Narciso (publicado em 1960), A Suave Pantera (publicação de 1962), O Sangue na Veia (1967), Contato (livro publicado em 1975), A Força da Paixão (1982), entre outras.

Juntamente com Margaret George, em 1995, Marly organizou a “Obra Completa de João Cabral de Melo Neto”.

 

Premiações

Alguns prêmios que a poetisa Marly de Oliveira ganhara ao longo de sua trajetória:

– Em 1958 ela ganha o Prêmio Alphonsus de Guimaraens por seu livro “Cerco da primavera”;

– Em 1963 ela recebeu o Prêmio Olavo Bilac (Academia Brasileira de Letras) por seu livro “A suave pantera”;

– Houveram ainda outros prêmios como o Prêmio Fundação Cultural do Distrito Federal, pelo “Inovação de orpheu”, em 1980, o Prêmio UBE em 1987, o Prêmio Pen Clube em 1988, o Prêmio Jabuti, entre outros.

No dia 1º de junho de 2007, aos 71 anos, Marly de Oliveira falece num hospital no Rio de Janeiro, depois de haver estado cerca de quatro meses internada.

Em 2009 foi lançado um CD áudio com as poesias de Marly, onde as mesmas foram declamadas por Lauro Moreira, tendo música original de Pedro Braga.