Manuel da Silva Rosa

Manuel da Silva Rosa é um historiador, produtor, poeta e também músico português.

Manuel da Silva Rosa

Ele é conhecido por se dedicar a uma pesquisa científica aprofundada sobre a vida de Cristóvão Colombo, sendo um dos maiores especialistas que existem nesse processo.

 

Sobre sua vida

Manuel da Silva Rosa nasceu na Vila do Valverde, na ilha do Pico, em Açores, no ano de 1961. Não existem informações sobre o dia e mês do seu nascimento e nem sobre a sua origem familiar.

Sabe-se apenas que Rosa é casado e tem duas filhas. Em seu livro “COLOMBO: História do Mistério, Censura e Invenção (OS PONTOS CARDEAIS Livro 1)” ele começa fazendo um agradecimento as suas “quatro Marias”, onde inclui sua esposa, suas duas filhas e também sua mãe.

Quando ele tinha apenas 15 anos recebeu o prêmio Boston Globe’s Art Merit Award.

Na década de 80 Rosa se tornou perito informático, tendo nessa época atuado como ilustrador de livros e revistas. Tempos depois ele também trabalhou como gerente de uma empresa de informática.

Rosa é licenciado em Ciências Humanas e é também Membro fundador da Associação Cristóvão Colon (Vila de Cuba, Portugal).

No ano de 1973 ele emigrou para os Estados Unidos da América.

 

Sobre seu trabalho

Apesar de também ter escrito também poesias, ele é mais conhecido pelo trabalho de pesquisa que tem feito sobre a vida de Colombo.

Desde o ano de 1991 que Rosa se dedica a essa pesquisa em busca da verdade. Por conta disso, muitos o consideram como o maior especialista sobre isso.

Tudo aconteceu depois de, nesse mesmo ano de 1991, ter trabalhado na tradução do livro de Mascarenhas Barreto para o inglês.

Atualmente, Rosa é frequentemente convidado para realizar palestras em várias universidades. Também costuma ser convidado para realizar apresentações em meios de comunicação como a BBC Rádio, New York Daily, El Mundo, Telegraph, entre outros.

Manuel da Silva Rosa é doutorando em História Insular e Atlântica na Universidade dos Açores.

Além do mais, Rosa também se encontra envolvido num projeto que tenta refazer a rota percorrida em retorno pela embarcação de Colombo.

Depois de cerca de 15 anos pesquisando sobre a vida de Colombo, Manuel da Silva Rosa publicou alguns livros embasados nessas pesquisas. Dentre esses livro há “O Mistério Colombo Revelado”, um livro escrito em parceria com Eric James Steele e publicado em 2006 em Lisboa.

Tempos deles ele publica outro livro intitulado de “Colombo Português Novas Revelações”, o qual foi publicado em 2009, também em Lisboa, o qual contou com prefácio de Joaquim Veríssimo Serrão. No mesmo ano ele publica “COLÓN, La Historia Nunca”.

Também atuou como conselheiro para a UNESCO e para o Governo do Haití quanto ao possível descobrimento da nau Santa María de Colombo (caravela que comandou a viagem de Cristóvão Colombo) pelo explorador Barry Clifford.

Rosa foi um dos fundadores e membros da Associação Cristóvão Colon em Cuba. E ele ainda contribuiu com o museu Centro Cristóvão Colon na Cuba.

Atualmente, o historiador e poeta Manuel da Silva Rosa vive em Durham, uma cidade localizada na Carolina do Norte, Estados Unidos.