Jorge Mautner

Jorge Mautner é o nome artístico pelo qual é conhecido o escritor, cantor e compositor brasileiro Henrique George Mautner.

Jorge Mautner

Ele já trabalhou na UNESCO nos Estados Unidos e também já realizou a tradução de livros do português brasileiro para o inglês. Também, foi ganhador do prêmio Jabuti de 1963. E é conhecido pela irreverencia em suas obras.

 

Sobre sua vida

Henrique George Mautner nasceu no Rio de Janeiro no dia 17 de janeiro de 1941. Ele teve como pais o casal Anna Illichi (de origem iugoslava e católica) e Paul Mautner (austríaco e judeu). Seus pais foram refugiados europeus da Segunda Guerra Mundial.

Cerca de um mês após o casal chegar ao Brasil, Henrique George Mautner nasce.

O pai de George era simpatizando do governo Vargas, no entanto ele tinha atuação na resistência judaica. O casal tinha também uma filha chamada de Susana, no entanto ela não pôde vir com eles, nisso, a mãe de George desenvolveu uma paralisia traumática por conta desse ocorrido.

E devido a esse problema com sua mãe, George teve que ficar sob os cuidados de uma babá até os seus sete anos. Essa babá, que era ialorixá, acabou apresentando o candomblé para o garoto.

No ano de 1948 os seus pais acabaram se separando. E tempos depois sua mãe se casou com o violinista Henri Müller (primeira viola da Orquestra Sinfônica de São Paulo). A família então se muda para São Paulo e Henri ensina o garoto a tocar violino.

Mesmo sendo um bom aluno, estudando no Colégio Dante Alighieri, George acaba sendo expulso da escola por escrever um texto que fora considerado vulgar. Assim, ele sai do colégio antes de ter concluído o terceiro ano científico (o que seria uma fase do ensino secundário, mas com foco em disciplinas de ciências e exatas).

 

Início de sua carreira

No entanto, haveria ainda outro acontecimento conturbado em sua vida. Em 1962 ele passa a fazer parte do Partido Comunista Brasileiro e acaba preso em 1964 com o golpe militar.

Depois de solto, em 1966 ele vai para os Estados Unidos e lá trabalha na UNESCO, onde realizou a tradução de obras brasileiras. Já em 1967 ele começa a trabalhar com o poeta norte-americano Robert Lowell, como seu secretário.

Depois, em 1970, ele vai morar em Londres e lá conhece o cantor e compositor Gilberto Gil e também Caetano Veloso (os quais estavam ali exilados).

Quando Jorge Mautner retorna ao Brasil passa a trabalhar no jornal O Pasquim e é nesse tempo que ele conhece Nelson Jacobina, quem tempos mais tarde faria muitas parcerias musicais com ele.

Em 1975 nasce a sua primeira filha, Amora (ex-atriz e hoje diretora de televisão), com a historiadora Ruth Mendes.

Atuando como compositor, suas letras de músicas foram gravados por grandes nomes como o próprio Gilberto Gil e Caetano Veloso, Gal Costa, Lulu santos, entre outros.

 

Seus primeiros livros e demais trabalhos

Desde adolescente Henrique George Mautner tinha talento para a escrita. E foi quando tinha seus 15 anos que ele escreveu o seu primeiro livro intitulado de “Deus da chuva e da morte”.

Esse livro foi publicado no ano de 1962 e um anos depois ele ganhou o Prêmio Jabuti. Tempos mais tarde, Jorge Mautner publicaria os dois que seriam os complementares da sua trilogia “Mitologia do Kaos”: Kaos em 1964 e Narciso em tarde cinza em 1966.

Juntamente com Gilberto Gil Jorge Mautner lança o movimento “Figa Brasil” em 1987. Esse movimento, lançado no show “O Poeta e o Esfomeado”, estava ligado ao movimento Kaos (título de sia trilogia) e que tinha o objetivo de discutir sobre a cultura brasileira.

Depois, já em 2016, Mautner lança seu décimo primeiro livro, que também foi uma comemoração ao seu aniversário de 75 anos. A obra fora intitulada de “Kaos Total”.

Nesse mesmo ano ele sofre de uma ataque cardíaco, mas realiza uma cirurgia e coloca quatro stents, no coração, mas recupera-se. E um mês depois desse ocorrido o músico e escritor começa a trabalhar na produção de uma série com 10 livros que contarão suas experiências no Partido Comunista Brasileiro.