Gonçalo M. Tavares

Gonçalo Manuel de Albuquerque Tavares, mais conhecido por Gonçalo M. Tavares, é um escritor, professor universitário e poeta português.

Gonçalo M. Tavares

Tavares teve seu primeiro livro publicado no ano de 2001, a obra intitulada de “Livro da dança”. Algumas de suas obras foram adaptadas para o teatro, para óperas, etc.

 

Sobre sua vida

Gonçalo Manuel de Albuquerque Tavares nasceu em agosto de 1970 em Luanda, na Angola. Após a guerra colonial, ele e sua família passaram a residir em Aveiro, cidade de Portugal.

Tavares foi bolsista do Ministério da Cultura (IPLB), onde ganhara, no ano de 2000, uma bolsa de Criação Literária, na área da poesia. No final do ano seguinte ele então publica o seu primeiro livro (Livro da dança).

Já no ano de 2002, Gonçalo M. Tavares publica o livro “O Senhor Valéry”, qual lhe rendeu o Prêmio Branquinho da Fonseca. Essa obra faz parte de uma série de livros ambientada num bairro fictício onde vivem vários escritores (Senhor Rimbaud, Senhor Proust, etc), sendo que em cada livro um desses escritórios criados por Gonçalo é tratado mais a fundo.

No entanto, todos esses escritores e artistas acabam cruzando o caminho um do outro e trocando ideias e experiências.

Em 2003 ele publica outro livro que faz parte dessa série: o Senhor Henri (pela editora Caminho). No Brasil essa série ficou conhecida como “Bairro” e teve mais dois livros lançados no ano seguinte: O Senhor Brecht e O Senhor Juarroz.

Esses livros são bem curtos e contam com pequenas e muitas vezes absurdas, histórias que fogem do óbvio e que, em algumas vezes, levam um toque de humor mais ácido.

Dos livros de Gonçalo surgiram pelas de teatro, óperas, vídeos artísticos, entre outros elementos. Suas obras, atualmente, encontram-se traduzidas para aproximadamente 45 países. E dentre os países em que suas obras chegaram estão: Brasil, Itália, França, Estados Unidos, Holanda e Bélgica.

No ano de 2005 ele publica, pela editora Caminho, o livro que lhe ajudaria a ganhar ainda mais destaque em Portugal e em outros países: a obra intitulada de “Jerusalém”. Esse livro foi o vencedor de dois prêmios.

Jerusalém é um livro de romance escrito por Gonçalo M. Tavares e que fez parte da lista “”1001 livros para ler antes de morrer” apresentada na Europa. Essa lista foi uma espécie de guia apresentando os romances que foram os mais importantes de todos os tempos.

Algumas de suas obras também se encontram editadas tantos em revistas americanas como em revistas inglesas.

Tavares tem feito sua história, estabelecendo-se como um dos romancistas portugueses mais importantes do cenário contemporâneo.

 

Premiações e reconhecimentos

Gonçalo Manuel de Albuquerque Tavares recebeu diversos prêmios por suas obras. Ele recebeu o Prêmio José Saramago, o Prêmio Revelação de Poesia (cedido pela Associação Portuguesa de Escritores), Prêmio Branquinho da Fonseca, Prêmio LER/Millennium BCP, entre outros. Inclusive, ele também recebeu um prêmio na Itália em 2008: o X Prêmio Internacional Trieste.

Alguns de seus livros premiados foram: o romance “Jerusalém”, “O Senhor Valéry” e o livro de ficção “Água, cão, cavalo, cabeça”.

Tavares também se tornou Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique no dia 9 de Junho do ano de 2012.