Boss AC

Boss AC é um cantor, compositor, rapper e poeta urbano português.

Boss AC

Apesar de ter nascido em Cabo Verbe, África, Boss AC possui nacionalidade portuguesa. Juntamente com outro artista ele criou uma produtora de hip hop que é considerada uma das maiores de Portugal.

 

Sobre sua vida

Filho do pintor cabo-verdiano António N. Firmino e da cantora cabo-verdiana Ana Firmino, Boss AC é o pseudônimo de Ângelo César que nasceu em 20 de janeiro de 1975 em Cabo Verde.

Pouco se sabe sobre sua vida, mas a influência da música por parte de sua mãe provavelmente o ajudara a despertar para a música e também para as letras, tanto nas composições quanto nas poesias.

Boss é considerado como o pioneiro do hip hop em Portugal, sendo que muitos até o consideram como o pai da variante portuguesa do hip hop, o hip hop tuga.

 

Sobre a sua carreira

Apesar do seu álbum de estreia oficial ter sido lançado em 1998, intitulado de “Mandachuva”, Boss já havia participado de um compilado no ano de 1994 com o álbum “Rapública”, onde ele interpretou a música “Generate Power”. E foi a partir daí que ele começou a se destacar.

O álbum “Rapública” ajudou a revelar muitos nomes do rapper português como Boss AC e mostrou ainda que, apesar dos anos 90 ter estado com foco no rock, esse álbum mostrou que outros etilos também poderiam conquistar seu espaço na época, no entanto o sucesso comercial do álbum durou muito pouco.

Foi então que no ano de 1998 Boss AC lançou o seu albúm “Mandachuva”. Esse álbum fora gravado nos Estados Unidos e contou com a presença de um dos mais requisitados mixadores de hip hop dos Estados Unidos, o Troy Hightower.

Nesse álbum Boss se aliou, além do hip hop, a elementos de outros estilos como o soul, o R&B e também o ragga (também conhecido como “Dancehall”).

No ano de 2007 Boss foi convidado por Akon para fazer um remake da música “”I Wanna Love You”.  O tema ficou conquistou um elevado sucesso nos Estados Unidos.

Em 2008 o rapper e poeta lançou um tema que faria parte do novo álbum intitulado de “Preto no Branco”. O tema foi “Levanta-se (Stand-up)”. E em 2009 o álbum completo foi lançado, servindo ainda para comemorar seus 15 anos de carreira desde “Rapública”.

No dia 21 de julho de 2009 foi lançado um clipe para o tema “Levanta-te” na MTV. Essa mesma música fez parte da sound track (banda sonora) da série “Morangos com Açúcar”, assim como outra música que fez parte do álbum: “Acabou (Até Te Esquecer)”.

Esse álbum contou com a participação da cantora Mariza (no tema “Alguém me ouviu”).

Em 2012 Boss AC lançou um novo álbum com o título de “Ac para os amigos”, tendo a música “Sexta Feira (emprego bom já)” recebido grande repercussão.

 

Prêmios e reconhecimentos

Ele foi candidato ao prêmio MTV Europe e em 2006 conquistou essa proeza novamente na categoria “Best Portuguese Act”. Essa foi uma conquista nunca antes conquistada por um músico de Portugal.

Além de sua presença forte no cenário musical português, Boss AC ainda tem participado de vários festivais cabo-verdianos, tais como o Festival da Baía das Gatas, em São Vicente, um dos mais conceituados da região.