Arnaldo Antunes

Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho, mais conhecido como Arnaldo Antunes, é um poeta, artista visual, músico e compositor brasileiro.

Arnaldo Antunes

Ele é mais conhecido por sua participação na banda brasileira de rock “Titãs”, onde também atuou como compositor. Sendo que é conhecido também por integrar o grupo Tribalistas junto com Marisa Monte e Carlinhos Brown.

 

Arnaldo Antunes: sobre sua vida

Filho de Arnaldo Augusto Nora Antunes e de Dora Leme Ferreira Antunes, Arnaldo Augusto Nora Antunes Filho nasceu no dia 2 de setembro de 1960 em São Paulo, capital.

A inclinação de Arnaldo a música e poesia iniciou-se ainda durante a sua adolescência. Foi no colégio Equipe onde ele e o amigo Paulo Miklos (que mais tarde viria a integrar a banda Titãs juntamente com ele) se reuniam para escrever poesias, tendo ele começado também a fazer seus primeiros desenhos em 1973.

Tendo essa paixão pelas letras, ele então ingressa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP no ano de 1978. No ano seguinte ele e sua família se mudam para o Rio de Janeiro e a sua graduação foi transferida para a PUC-Rio.

No entanto, a sua graduação não fora concluída devido ao seu ingresso na banda Titãs e a repercussão que banda começou a ter.

 

Sua carreira artística

Arnaldo Antunes alcançou grande sucesso com os Titãs, ficando na banda por dez anos. Nela ele atuou como vocalista, violonista e como guitarra. Em 1992 ele se desliga dela, mas continua realizando trabalhos de composição e fazendo parcerias com os demais integrantes. Essas músicas compostas em parceria foram gravas pela banda e também em trabalhos solo dele.

No ano de 1997 os Titãs lançam o álbum “Acústico MTV” e ele é convidado para fazer uma participação especial na música “O Pulso”, um de seus sucessos como compositor e que fora gravado pela banda em 1989.

Em parceria com seus amigos Marisa Monte e Carlinhos Brow, Arnaldo forma o trio “Tribalistas”. O álbum de mesmo nome lançado pelo grupo vendeu milhares de cópias no Brasil e também na Europa e ganhou o Grammy de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro, tendo sido indicado em cinco categorias.

Junto com Marisa e Carlinhos ele lançou outro disco em 2017, no entanto os três mantinham a parceria nas composições, sendo que essas eram incluídas em seus trabalhos solos.

Além dos Titãs e Tribalistas, o músico também teve suas composições interpretadas por artistas como Nando Reis, Zélia Duncan, Marisa Monte, Cássia Eller, Frejat, entre outros.

O artista é também o compositor e interprete da música “Lavar as Mãos” que se tornou sucesso por gerações na TV Cultura (tv brasileira). Essa música era exibida no programa infantil “Castelo Rá-Tim-Bum”.

Também, o Arnaldo Antunes já criou trilhas sonoras e, fora da área da música, ele atuou como artista plástico, expondo trabalhos nessa área também. E essas suas obras tinham a influência do modernismo e de pós-modernismo.

Como poeta, suas obras poéticas tem a influência do concretismo, tendo ele um estilo de escrita poética não dramatizada, onde há sua ação sobre a realidade, ao invés de lamúrias sobre a vida.