Antônio Miranda

Antônio Lisboa Carvalho de Miranda, mais conhecido como Antônio Miranda, é um poeta, escritor, dramaturgo e professor brasileiro.

Antônio Miranda

O escritor colaborou com revistas e com suplementos literários, tais como o jornal La Nación (Buenos Aires, Argentina), Imagen (Caracas, Venezuela) e também com o Suplemento Dominical do Jornal do Brasil (SDJB).

Lançou obras no Brasil e também em outros países como Venezuela, Colômbia, Inglaterra, Uruguai e Espanha. Ele é ainda conhecido como sendo escultor.

 

Sobre sua vida e obras

Nascido em 5 de agosto de 1940, o maranhense Antônio Lisboa Carvalho de Miranda já mostrava interesse pela poesia desde pequeno.

Há poucos registros disso, mas neles é possível ver a criatividade e a inocência de um garoto que contava sobre sua casa, sua mãe e sobre os bichinhos de estimação em poemas como “A Casa” ou “O Cão”.

Em 1987 ele tornou-se doutor em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Antônio foi para a Venezuela em 1966, durante o período em que o Brasil passava pela ditadura civil-militar. Lá ele foi bolsista da Universidad Central de Venezuela, UCV, formando-se em Bibliotecologia no ano de 1970, com a idade de 30 anos.

Também, tem mestrado em Biblioteconomia pela Loughborough University of Technology, LUT, Inglaterra (obtido em 1975).

Ao longo de sua trajetória, ele já publicou poemas, romances, escreveu peças para teatro, dramaturgias, entre outros. Fora do Brasil ele é mais conhecido por ter escrito várias peças de teatro. A exemplo disso pode-se ser citada a peça de teatro “Tu País Está Feliz”, qual teve sua estreia em 1971 e passou mais de 20 países.

Houve um período em que o poeta se exilou para se dedicar as artes e a literatura.

Antônio Lisboa Carvalho de Miranda teve sua arte reconhecida e foi premiado pela crítica internacional em países com Porte Rico e Colômbia.

Atualmente, o escritor, poeta e dramaturgo ministra aulas pelo Brasil e também por países ibero-americanos. Ele atua também como professor Colaborador Sênior e ainda como orientador de teses e de pesquisas.

Como tem mestrado em Biblioteconomia, ele atua ainda como consultoria em planejamento e arquitetura de Bibliotecas e de Centros de Documentação.

Entre fevereiro de 2007 e outubro de 2011 e entre fevereiro de 2015 e maio de 2017, Antônio Miranda foi também organizador e o primeiro diretor da Biblioteca Nacional de Brasília.

 

Prêmios e reconhecimentos

No ano de 1976, Antônio Miranda recebe o voto de Louvor do Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba.

Já em 2009, ele recebeu, por sua poesia ecológica, o “Diploma de Defensor do Cerrado”, qual fora outorgado pelo Jardim Botânico de Brasília em 2009.

A Universidad Ricardo Palma, Lima, Peru, lhe concedeu o título de “Profesor Honoris Causa” no ano de 2007 devido ao seus méritos profissionais e acadêmicos elevados na sua especialidade.

Antônio Miranda também é Membro titular no Instituto Ricardo Palma, na Universidad Ricardo Palma.

Em 2018 ele outorga o título de professor honorário pela Universidade de Brasília, pela Faculdade de Ciência da Informação – FCI.

Ainda nesse ano de 2018, o Teatro Castro Alves em Salvador, Bahia, faz uma homenagem ao poeta, estando ele presente como presidente de honra do evento. O evento para isso foi o XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias.

Antônio Miranda é ainda membro da Associação Nacional de Escritores.